Engenheiro diz que “ninguém percebeu” erro grosseiro da Williams com pneu e Bottas lamenta perda de quinto lugar

Valtteri Bottas foi vítima de uma falha clamorosa da Williams durante a corrida deste domingo em Spa-Francorchamps. Na primeira parada do finlandês, o time acabou colocando três pneus macios, mas equipou a roda traseira direita com um composto médio, prejudicando sua prova

Definitivamente, a fase não é das melhores para a Williams. Embora tenha reconhecidamente um bom carro, empurrado pelo ótimo motor Mercedes, a equipe vem patinando há algum tempo na estratégia e no pit-stop dos seus pilotos. Neste domingo (23), durante o GP da Bélgica, a equipe cometeu um erro primário durante a troca de pneus de Valtteri Bottas, o que acabou por prejudicar seu resultado final.

Na oitava volta, o finlandês entrou nos boxes para trocar seus pneus médios pelos macios. Mas durante a troca, um dos mecânicos da Williams acabou equipando a roda traseira direita com um composto médio, enquanto as outras três rodas receberam pneus macios. Em um erro histórico, o time misturou no mesmo carro os dois tipos de pneu disponíveis para o fim de semana.

Williams comete erro histórico: colocou pneus diferentes no carro de Bottas (Foto: Reprodução TV)

Em entrevista à emissora britânica Sky Sports logo após a prova, Rob Smedley, engenheiro-chefe da Williams, falou que “os pit-stops acontecem tão rápido que ninguém percebeu”. E emendou: “Estou claramente desapontado pelo que aconteceu com Valtteri. Como equipe, cometemos um erro, e em nome dela, eu sinto muito por ter custado o que poderia ter sido um pódio. Haverá uma investigação dos processos para entender o que aconteceu e instalar um procedimento para que isso não se repita mais”, bradou.

Mas Bottas se sentiu prejudicado e disse que o erro acabou por prejudicar seu resultado final. De um quinto lugar, posição que o nórdico tinha certeza que poderia alcançar, terminou em nono lugar, já que teve de cumprir um drive-through como punição, arruinando as chances de conquistar um bom resultado.

"Me disseram que talvez houvesse um problema com a pressão no pneu ou algo do tipo. O carro não estava tão ruim, mas estava estranho. Aí ouvi que tinha um pneu errado… olhando para nosso ritmo, acho que perdemos um quinto lugar", lastimou.

O piloto de 25 anos fez uma avaliação sobre sua corrida neste domingo. "Meu maior problema era o aquecimento dos pneus. Patinava muito na largada, as primeiras duas voltas foram lentas e eu escorregava muito. Os outros carros não pareciam ter este problema. O ritmo hoje não era para chegar no pódio, mas o dia foi pior do que eu imaginava”, disse.

Bottas cobrou um carro melhor, algo que a Williams não entregou em Spa, contrariando as expectativas que indicavam um rendimento melhor do FW37 em circuitos de alta. Valtteri também pediu investigação não só pelo pit, mas pelo desempenho no ritmo de corrida. "A gente pensava que seria bem mais rápido", comentou o piloto, resignado. 

“Precisamos de um carro aerodinamicamente mais eficiente. Se a gente colocasse mais downforce para andar bem no segundo setor, perdíamos muito no primeiro e terceiro, então não chegamos em nenhum momento ao acerto ideal”, concluiu o finlandês, também em fala à Sky Sports.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.