Engenheiro de Verstappen recorda primeiro encontro na Red Bull: “Sabia que era promessa”

Gianpiero Lambiase, engenheiro de corrida da Red Bull, se impressionou com as habilidades de Max Verstappen logo nos primeiros dias do tricampeão junto da equipe

Gianpiero Lambiase, engenheiro de corrida de Max Verstappen na Fórmula 1, relembrou a primeira vez que teve de trabalhar junto do neerlandês na Red Bull. O britânico revelou que não sabia ao certo com quem estava lidando, mas estava ciente dos rumores que se tratava de uma jovem promessa no esporte. A confirmação de que estava diante alguém especial veio logo após os primeiros testes em simulador.

Verstappen foi promovido da Toro Rosso para a Red Bull no GP da Espanha de 2016, quinta etapa daquele ano. Max já era visto como o futuro da equipe austríaca e, para ter certeza de que ele seguiria com a escuderia no futuro, o time dos energéticos aproveitou para demitir Daniil Kvyat após uma trapalhada no GP da Rússia. Assim, o caminho ficou livre para o neerlandês.

Relacionadas


Lambiase contou que o primeiro trabalho com Verstappen aconteceu dias antes do GP da Espanha, quando o piloto precisou visitar a fábrica para começar a se ambientar ao novo time.

“A única coisa que sabia é que ele tinha uma reputação por ser considerado uma promessa. A primeira vez que o vi foi na fábrica, quando ele passou três dias no simulador. Foi um cronograma de corrida bastante intenso para garantir que ele estivesse adaptado com nossa forma de trabalhar, tendo uma noção da preparação para a corrida de Barcelona, colocando para fazer mais simulações de classificação”, lembrou Lambiase.

Aos 18 anos, Verstappen se tornou o piloto mais jovem a vencer uma corrida na F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

“Mas ele escolheu se preparar para tudo logo na primeira vez. Então isso foi, por si só, muito impressionante. Para ele, era apenas uma questão de ‘quem é esse cara? Apenas mais um engenheiro com quem preciso trabalhar’. Mas nos demos bem”, finalizou o engenheiro.

Verstappen ainda voltou a impressionar a equipe quando foi para a pista. Logo em sua estreia no GP da Espanha o neerlandês viu Lewis Hamilton e Nico Rosberg abandonarem a prova e precisou segurar a pressão de Kimi Räikkönen para vencer pela primeira vez na categoria.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.