Enigmático, Vettel sugere que Fórmula 1 esconde motivo por trás de corridas sprint

Sebastian Vettel vê dois motivos por trás da decisão de testar corridas de classificação, mas com a Fórmula 1 revelando apenas uma ao público. O alemão se disse aberto ao experimento

Volta em Mônaco com Hesketh 308 guiada por Jean-Denis Delétraz (Vídeo: Reprodução)

O que levou a Fórmula 1 a testar um novo formato de classificação, com corridas sprint aos sábados? A categoria falou em tornar os finais de semana mais empolgantes e imprevisíveis, mas Sebastian Vettel sente que isso não é tudo. Uma declaração enigmática do alemão apontou para um segundo motivo, não revelado ao público, por trás da decisão.

“Precisamos ver [as corridas sprint]”, disse Vettel. “Como sabemos, decidiram testar. Provavelmente há duas formas de explicar a decisão, mas a oficial é que deve ser mais empolgante. Veremos se será mais empolgante, espero que sim”, seguiu.

Vettel já fez oposição a mudanças no formato no passado, quando a F1 ainda flertava com a possibilidade de grid invertido. A categoria descartou tal possibilidade e agora tenta apenas criar mais disputas aos sábados: a ordem de chegada da corrida de classificação será a mesma do grid de largada na prova principal. O formato será testado em três corridas, a primeira delas sendo o GP da Inglaterra.

FÓRMULA 1; SEBASTIAN VETTEL; ASTON MARTIN; ÍMOLA; F1;
Sebastian Vettel quer ver experimento da F1 com corridas aos sábados (Foto: Aston Martin)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Se acabar sendo mais empolgante e as pessoas gostarem, acho que teremos todos de resetar e se adaptar a isso. Se eles [público] não gostarem e nós não gostarmos também, aí deveríamos voltar ao formato antigo. Sou normalmente contra causar uma confusão de propósito, porque aí vale mais a pena lançar um dado. Veremos. Espero que os carros andem mais próximos um do outro e a gente pare de pensar nessas coisas. De qualquer forma, estou aberto a isso e veremos como será”, comentou.

Vettel deu as declarações já em Portugal, onde a Fórmula 1 realiza a terceira corrida da temporada 2021. O alemão vai a Portimão ainda buscando seus primeiros pontos pela Aston Martin, vindo de dois GPs frustrantes no Bahrein e na Emília-Romanha.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube