Equipes apoiam Bahrein e rejeitam mudança de pré-temporada da F1 2025 para Barcelona

De acordo com a revista Auto Motor und Sport, apenas Red Bull, RB e Sauber apoiam a realização da pré-temporada da F1 2025 em Barcelona em vez do Bahrein, que só receberá a categoria em abril por conta do Ramadã

Embora a abertura da temporada 2025 da Fórmula 1 retorne à Austrália após seis anos, a maioria das equipes rejeitou a proposta de transferir a pré-temporada para o circuito de Barcelona, Espanha. A expectativa, portanto, é que os testes coletivos aconteçam mesmo em Sakhir, no Bahrein, que tem sido palco do início do campeonato desde 2020.

A informação é da revista alemã Auto Motor und Sport desta segunda-feira (17). O calendário de 2025 da categoria precisou passar por mudanças por conta do Ramadã, período sagrado para os muçulmanos que acontecerá durante todo o mês de março. Por conta disso, Bahrein e Arábia Saudita, as primeiras etapas dos anos mais recentes, acontecerão apenas em abril, o que significa que Melbourne receberá novamente a abertura da F1.

A proposta, portanto, era que a pré-temporada retornasse a Barcelona, na Espanha, um dos circuitos preferidos dos times por ser bastante completo, com combinações que exigem do downforce, freios, mas também com trechos em alta velocidade. A logística também seria outro ponto a favor, com menores custos de frete — a publicação fala em uma economia de € 800 mil (R$ 4,6 milhões, na cotação atual) por esquadra.

Só que o retorno dos testes a Barcelona teve apoio de apenas três equipes do grid: Red Bull, RB e Sauber. O restante ainda prefere o Bahrein. Apesar do clima estável, Melbourne também seria inviável, já que se trata de um circuito de rua e não pode ser aberto duas semanas antes da corrida. Além disso, o traçado pouco representativo e a distância da Austrália para as fábricas na Europa também complicaria o fornecimento de peças de reposição.

Circuito de Barcelona, Espanha (Foto: Reprodução/ F1 TV)

A definição da pré-temporada 2025 da F1 ainda não está totalmente acertada. Segundo a AmuS, a votação final acontecerá na próxima reunião da Comissão de F1, mas a data já foi estabelecida: serão três dias de testes coletivos em fevereiro, de 26 a 28.

Fórmula 1 volta entre os dias 21 e 23 de junho, em Barcelona, com o GP da Espanha, décima etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como de todas as provas do ano.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.