Equipes da F1 aprovam introdução de quatro testes durante temporada a partir de 2014
Após aprovação de oito das 11 equipes da F1, o Grupo de Trabalho Esportivo da FIA vai levar a proposta para o Conselho Mundial de Automobilismo da entidade, que terá lugar no próximo 28 de junho em Goodwood, na Inglaterra
A temporada 2014 do Mundial de F1 deverá ser a mais intensa da história para pilotos e equipes. O campeonato, que poderá ter até 21 corridas no calendário, deverá compreender quatro baterias de testes na pré-temporada e outras quatro durante o campeonato, logo depois de etapas realizadas na Europa.
A proposta, discutida neste fim de semana do GP do Canadá pelo Grupo de Trabalho Esportivo da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), foi aprovada por oito das 11 equipes e será levada à mesa do Conselho Mundial de Automobilismo da entidade, no próximo 28 de junho, em Goodwood, para que possa ser discutido e oficializado para o Mundial do ano que vem.
O projeto aprovado pelas equipes compreende várias mudanças sobre o cronograma dos testes para os próximos anos. Com a reintrodução dos treinos coletivos durante a temporada, terá fim a realização dos testes com jovens pilotos, além de uma redução significativa das práticas aerodinâmicas, de oito para duas, e também dos testes usados como filmagens promocionais, que também serão cortados para dois.
Em seu lugar, as equipes de F1 terão mais dois dias de testes após quatro corridas disputadas na Europa. Fazem parte deste pacote as pistas de Barcelona e Silverstone. Possivelmente, Hungaroring e Spa-Francorchamps devem fazer parte deste cronograma previamente apoiado pela maioria dos times. Especula-se que Marussia e Caterham foram duas das três escuderias que rejeitaram a proposta por terem orçamento bem mais reduzido que as demais.
Quanto ao fim dos testes com jovens pilotos, uma das alternativas para minimizar o fim de tal prática pode ser a proposta para que as equipes estejam obrigadas a contar com novatos durante parte ou a totalidade das sessões de teste durante a temporada.
Um dos fatores que pode ter contribuído para a reintrodução dos testes ao longo do campeonato é o polêmico treino secreto que a Mercedes promoveu em conjunto com a Pirelli dois dias depois do GP da Espanha, em Barcelona, usando o carro de 2013 e os titulares Lewis Hamilton e Nico Rosberg. O fato será levado ao Tribunal Internacional, que provavelmente debaterá o caso em 20 de junho, quando decidirá se haverá ou não uma punição aos envolvidos.
A expectativa é que 2014 tenha quatro baterias de testes na pré-temporada, com início previsto para o fim de janeiro, sendo que três delas devem realizadas na Espanha e mais uma no Bahrein, que deve receber a abertura do Mundial do ano que vem. Assim, o cronograma do ano que vem será um dos mais apertados e intensos da história. Entre o fim do campeonato deste ano e o início da pré-temporada 2014, haverá praticamente dois meses para que as equipes coloquem na pista os novos carros equipados com motores turbo, grande novidade da F1 para o próximo Mundial.