Equipes da F1 não conseguem acordo para adiar proibição da suspensão interligada, diz revista

As equipes da F1 não entraram em acordo com relação à proibição do sistema de suspensão interligado e agora correm atrás de pacto de não protesto durante o GP da Alemanha. A informação é da revista ‘Autosport’

As equipes da F1 não chegaram a um acordo quanto à proposta de adiar a proibição do sistema de suspensão interligado até o fim da temporada. A informação é da revista inglesa 'Autosport' desta terça-feira (15).

Na semana passada, o diretor de provas da FIA, Charlie Whiting, enviou um comunicado às equipes alertando que novas análises conduzidas pela entidade constataram que o sistema pode ser ilegal.

Equipes não chegam a acordo sobre suspensão interligada (Foto: Getty Images)

De acordo com o artigo 3.15 do regulamento técnico, nenhuma parte do carro que exerce influência sobre a aerodinâmica pode ser móvel. A suspensão interligada — FRIC, na sigla em inglês — serve para fazer o carro manter uma altura estável em relação ao solo por meio de um sistema hidráulico.

O cenário agora, de acordo com a publicação britânica, é o seguinte: como existe o risco de as equipes que não utilizam o recurso entrarem com queixa contra as rivais que usam, o esforço, no momento, é para alcançar um pacto de não protesto durante o GP da Alemanha, neste fim de semana, entre todos os times, até que asituação esteja completamente resolvida.

Embora a maioria tenha manifestado o desejo de apressar um entendimento, algumas escuderias menores se opuseram e se mostraram relutantes em permitir o uso do sistema. "Nós não temos e não podemos esperar por um acordo entre todas as equipes", disse um porta-voz da FIA.

A McLaren foi a primeira equipe do grid a se manifestar e disse que vai remover a suspensão interligada de seus carros para a corrida em Hockenheim.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.