Equipes da F1 concordam em avançar em ideia de corrida de classificação já para 2021

As equipes da Fórmula 1 decidiram avançar na ideia das corridas de classificação, mas os detalhes de como ainda precisam ser votados antes de uma confirmação

A Fórmula 1 se aproxima cada vez mais da realização de corrida de classificação pela primeira vez em sua história. Representantes das dez equipes, da F1 e da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), se reuniram nesta quinta-feira (11) e, apesar de ainda não haver uma decisão final, houve consenso em testar a ideia já em 2021.

Este é o primeiro passo para o teste do novo formato em GPs de 2021. Entretanto, há ainda caminho a ser percorrido. O formato definitivo das corridas de classificação não será definido antes de uma votação. Tudo que se sabe é que a ideia de grid invertido, ventilada em 2019 e 2020, foi descartada de vez.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A F1 tomou decisões importantes (Foto: Racing Point)

A ideia inicial, ainda não aprovada em definitivo, é distribuir pontos aos oito primeiros da corrida de classificação, revelou o site The Race. Seriam 100 km de distância, representando um terço da distância normal de um GP de Fórmula 1. A ordem de chegada da corrida sprint seria a mesma da principal. Ou seja, sem uso de grid invertido, sugestão que sempre causou grande controvérsia quando apresentada às equipes de ponta.

Caso a proposta de fato vire realidade, será com um passo dado de cada vez: ainda de acordo com o The Race, seriam realizados apenas testes em 2021, possivelmente nos GPs do Canadá, da Itália e do Brasil. Tudo, claro, ainda dependendo dos desdobramentos do calendário, sempre ameaçado pela pandemia da Covid-19.

A corrida sprint aos sábados significa a classificação normal, com pilotos marcando voltas rápidas em busca da pole-position, seria empurrada para sexta-feira. Um treino livre viria a ser cortado, deixando apenas dois – um na sexta-feira, outro no sábado.

A proposta é a primeira grande investida de Stefano Domenicali, substituto de Chase Carey e novo chefão da F1. A gestão anterior já havia tentado isso tanto em 2019 quanto em 2020, sempre falhando.

Volte em instantes.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.