Equipes definem escalação para primeira semana de testes coletivos em Barcelona

Todas as dez equipes do grid da Fórmula 1 anunciaram a divisão de dias e turnos da primeira semana de testes coletivos de pré-temporada. Como esperado, os 20 pilotos titulares estarão na pista nos primeiros três dias

A primeira semana de testes de pré-temporada começa nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, e vai continuar com as dez equipes da Fórmula 1 na pista desde o começo – diferente do que aconteceu em alguns dos sites anos. Antes que fossem à pista, as escuderias divulgaram escalações com que cumprirão a agenda da semana em Barcelona.
 
Os três dias de teste serão, como de costume, separados em turnos da manhã e da tarde, com apenas por uma hora de almoço – entre as 9h e 10h de Brasília, 12h e 13h locais – entre eles. As equipes podem separar dando dias inteiros para cada um dos pilotos ou somente um turno para cada, dividindo o dia. Apenas um bólido de cada equipe pode ir à pista por turno.
 
A primeira equipe a divulgar a escalação foi a Haas, também a primeira a mostrar o carro da temporada 2020: Kevin Magnussen abre, Romain Grosjean assume o segundo dia e, no terceiro, o francês começa e o dinamarquês termina. 
 
Depois, as outras pistas voltaram a fazer anúncios. A Ferrari vai com Sebastian Vettel no começo, fecha com Charles Leclerc e divide o segundo dia com Leclerc pela manhã e Vettel durante a tarde.
Robert Kubica vai treinar com a Alfa Romeo (Foto: BMW)

A McLaren repete o esquema da Haas: divide o último dia, com Lando Norris pela manhã e Carlos Sainz à tarde. Antes disso, abre com Sainz e conta com Norris na quinta-feira. Já a Williams usa de outro esquema: reparte logo o primeiro dia, com George Russell antes de Nicholas Latifi. Russel assume na quinta-feira, enquanto Latifi terá toda a sexta-feira para andar em Montmeló.

Na Alfa Romeo, tudo vai começar pelo novo piloto reserva. Robert Kubica abre os trabalhos na quarta-feira pela manhã, com Antonio Giovinazzi assumindo o carro durante a tarde. Giovinazzi volta na sexta-feira, enquanto Kimi Räikkönen pilota na quinta. A Red Bull, por sua vez, vai com aquele esquema tradicional: Max Verstappen abre, Alexander Albon dá sequência e, no último dia da primeira semana, os dois se dividem.

A Racing Point resolveu dividir o primeiro dia entre Sergio Pérez e Lance Stroll, com o mexicano abrindo a manhã e também pilotando na quinta-feira, enquanto o canadense faz o período da tarde da quarta-feira e o terceiro dia todo. Na AlphaTauri, esquema parecido com o da Red Bull: Daniil Kvyat no primeiro dia, Pierre Gasly no segundo e ambos no terceiro.

A Renault foi uma das últimas equipes a divulgar a escalação. Esteban Ocon e Daniel Ricciardo participam de todos os dias, com a quarta-feira abrindo com o francês e depois passando para o australiano. Já no segundo dia de atividades, é a vez do #3 pilotar pela manhã, com o #31 indo na parte da tarde. Na sexta-feira, o mesmo esquema da abertura das atividades.

Quem finalizou a lista foi a atual campeã Mercedes. Porém, o time só anunciou a divisão da quarta-feira. Valtteri Bottas ocupa o carro pela manhã enquanto o hexacampeão Lewis Hamilton assume na parte da tarde. 

EQUIPE QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA
MERCEDES V BOTTAS | L HAMILTON    
FERRARI S VETTEL C LECLERC | S VETTEL C LECLERC
RED BULL M VERSTAPPEN A ALBON M VERSTAPPEN | A ALBON
MCLAREN C SAINZ L NORRIS L NORRIS | C SAINZ
RENAULT E OCON | D RICCIARDO E OCON | D RICCIARDO E OCON | D RICCIARDO
HAAS K MAGNUSSEN R GROSJEAN R GROSJEAN | K MAGNUSSEN
RACING POINT S PÉREZ | L STROLL S PÉREZ L STROLL
ALPHATAURI D KVYAT P GASLY D KVYAT | P GASLY
ALFA ROMEO R KUBICA | A GIOVINAZZI K RAIKKÖNEN A GIOVINAZZI
WILLIAMS G RUSSELL | N LATIFI G RUSSELL N LATIFI

Paddockast #48
MELHORES PILOTOS BRASILEIROS DA DÉCADA

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube