Equipes e FIA se reúnem no Bahrein para discutir mudanças no formato da classificação para 2014, diz revista

Para melhorar o espetáculo, especialmente na definição da pole, as equipes da F1 e a FIA vão se reunir no Bahrein para discutir mudanças no formato do treino classificatório para a temporada 2014. A informação é da revista inglesa 'Autosport' desta quinta-feira (6)


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

As equipes da F1 e a FIA planejam um encontro para discutir uma alteração imediata no formato do treino classificatório para a temporada 2014. A informação é da revista inglesa 'Autosport' desta quinta-feira (6). A entidade que comanda o esporte convocou a reunião com os chefes das equipes para 21 de fevereiro, durante a segunda bateria de testes da pré-temporada, que será realizada no Bahrein.

A proposta de mudança surgiu depois da recente reunião do Grupo de Estratégia da F1, que expressou preocupação quanto ao Q3, a parte final da classificação, afirmando que os pilotos deixam de participar propositalmente da sessão para poupar pneus.

F1 pode sofrer alteração no formato do treino classificatório em 2014 (Foto: Getty Images)

Para evitar que a última fase perca em interesse também por parte do público, o Grupo solicitou sugestões dos times e da FIA para que os competidores sejam obrigados a brigar por posições melhores no grid neste ano.


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Segundo as regras atuais, os dez melhores pilotos precisam iniciar o GP com o mesmo jogo de pneus que utilizaram no Q3. Só que muitos optam por abrir mão da fase final para priorizar a tática de corrida e ter escolha livre de pneus. Ou ainda permanecem nas garagens durante a definição da pole. Alguns chegam apenas a completar um volta rápida, para tentar iniciar a prova que pneus novos.

O objetivo da reunião, portanto, é tentar chegar a um consenso de garanta uma disputa maior pelo top-10 do grid. Ainda de acordo com a publicação britânica, algumas medidas incluem fazer com que os pilotos classificados para o Q3 larguem para a corrida com o jogo de pneus usado na melhor volta do Q2, o que poderia fazer da parte final uma fase bem mais atrativa e sem comprometer a estratégia.

A conversa entre os times e a FIA também vai abordar uma possível ampliação na duração do Q3. Se as mudanças forem aprovadas pelas escuderias e pela entidade máxima, então as medidas serão levadas para a Comissão de F1 do Conselho Mundial, para que os ajustes sejam feitos junto ao regulamento esportivo de 2014.

 


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube