“Está sendo infantil”: Como Red Bull acabou com reclamações de Verstappen na Hungria

Frustrado pelas decisões da Red Bull, Max Verstappen teve conversas acaloradas com seu engenheiro Gianpiero Lambiase durante o GP da Hungria de Fórmula 1

Max Verstappen teve um dia para esquecer durante o GP da Hungria, que aconteceu no último domingo (21). Além de não ser capaz de fazer frente aos carros da McLaren, o tricampeão se viu prejudicado pela estratégia adotada pela Red Bull e ficou preso atrás de Lewis Hamilton na briga pelo terceiro lugar. Após a intensa disputa com o rival, o #1 aumentou as reclamações e disparou contra todos no rádio. As falas só foram ter uma pausa quando o engenheiro entrou no rádio e descreveu a situação como “infantil”.

As queixas de Verstappen começaram logo na largada, quando ganhou a segunda posição depois de ser jogado para fora da pista por Lando Norris na curva 1. O engenheiro Gianpiero Lambiase, ao perceber o movimento irregular de Max, insistiu para que ele devolvesse o segundo lugar para Norris. O #1 tentou argumentar.

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“Fui jogado para fora. Eu estava na frente e ele simplesmente espalhou, então fui forçado a fazer isso”, argumentou o piloto. “Max, o incidente está sob investigação. Podemos conversar sobre isso mais tarde. Então, deixe Lando passar na curva 1”, insistiu Lambiase.

Apesar de ter seguido com as reclamações e sugerido que vai passar a correr “tirando as pessoas da pista”, Verstappen deu passagem a Norris na quarta volta e não foi mais capaz de recuperar a posição do titular da McLaren.

Gianpiero Lambiase perdeu a paciência e chamou a atitude de Verstappen pelo rádio de “infantil” (Vídeo: reprodução/Sky Sports)

Após alguns protestos entre as voltas 9 e 40, Verstappen voltou a elevar o tom com a Red Bull no giro 41, depois de ter sofrido um undercut de Lewis Hamilton e Charles Leclerc. Ao saber que os rivais haviam parado mais cedo, o tricampeão mostrou sua insatisfação. “É impressionante como nos deixamos prejudicar e acabamos com minha corrida”.

Na volta 52, após fazer a segunda troca de pneus e estar calçado com pneus médios, Lambiase tentou motivar Max avisando que ele havia marcado a melhor volta da corrida. Mas o tricampeão já estava completamente frustrado com o que tinha acontecido e voltou a reclamar.

“Não, cara, não me venha com essa merda agora. Vocês me deram essa estratégia de merda, ok? Estou tentando salvar o que sobrou. Porra”, disparou o #1.

Mas as queixas do neerlandês não iriam parar por aí. Depois de superar Charles Leclerc, o próximo alvo era Hamilton. O heptacampeão, no entanto, não estava disposto a perder o lugar no pódio e se defendeu de forma dura. No giro 62, ao tentar o ataque na curva 2, o #1 alega que não teve espaço e volta a reclamar da situação no rádio.

“Não deveria deixar o espaço de um carro?”, questionou. “Ele entrou na curva à sua frente, Max”, respondeu Lambiase. “Certo, tanto faz”, desconversou Verstappen.

A paciência de Lambiase se esgotou quando Verstappen e Hamilton se tocaram na volta 63. O tricampeão aproveitou a tentativa de ultrapassagem sobre o retardatário Alexander Albon e mergulhou na curva 1 para tomar o terceiro posto de Lewis. Porém, acabou travando as rodas e tocou no carro da Mercedes. Ao falar pelo rádio que o #44 “se moveu na frenagem”, Gianpiero foi direto.

“Não vou entrar em uma briga de rádio com os outros times, Max. Vamos deixar os comissários fazerem o trabalho deles. Está sendo infantil, no rádio, infantil”, encerrou.

Fórmula 1 volta de 26 a 28 de julho, em Spa-Francorchamps, para a disputa do GP da Bélgica.

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