Como Ocon recusou pedido da Alpine e descartou ajudar Alonso em Miami

A Alpine pediu a Esteban Ocon para que atrasasse os pilotos que vinham atrás após a relargada do GP de Miami, mas piloto francês recusou pedido e disse que iria perder posição

FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: GP DE MIAMI DE F1 | Briefing

Esteban Ocon foi um dos grandes destaques do GP de Miami, disputado no último domingo (08), ao conseguir sair da última posição na largada e terminar em um ótimo oitavo lugar. No entanto, o francês passou por um momento curioso durante a corrida: recebeu um pedido da Alpine para que segurasse os carros que vinham atrás, com o objetivo de ajudar Fernando Alonso. E recusou.

Tudo começou no acidente entre Pierre Gasly e Lando Norris, que fez o britânico rodar violentamente na pista e ativou o único safety-car da disputa. O momento foi péssimo para Fernando Alonso, que ocupava o oitavo lugar — um posto à frente de Ocon — e tinha uma punição de 5s para pagar pela ultrapassagem forçada sobre o francês da AlphaTauri.

Assim, após o carro de segurança deixar a pista, a Alpine pediu a Ocon pelo rádio que segurasse os pilotos de trás na tentativa de ajudar Alonso a construir vantagem suficiente. “Precisamos de uma margem de alguns segundos para Fernando [Alonso], que tem uma punição. Atrase os carros de trás, por favor. Agora, por favor”, repetiu o engenheiro.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Alonso até completou em oitavo, mas viu nova punição o derrubar para fora do top-10 (Foto: Alpine)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

No entanto, a resposta de dentro do cockpit foi negativa. “Não posso fazer! Eles vão me ultrapassar se eu tentar fazer isso. Não posso diminuir, pessoal. Não é possível, estou dizendo”, argumentou o francês, que temia ser ultrapassado pela Williams de Alexander Albon e os carros que vinham atrás do tailandês.

No entanto, mesmo com a negativa de Ocon, Alonso conseguiu cruzar a linha de chegada com pouco mais de 5s de diferença para Albon, o décimo naquele momento, o que significava um oitavo lugar para Esteban e o nono para Fernando. No entanto, o bicampeão mundial foi novamente punido após a corrida por levar vantagem saindo da pista, e os novos 5s de punição o empurraram para 11º — atrás de Lance Stroll.

A Fórmula 1 retorna daqui a duas semanas, com a disputa do GP da Espanha, no Circuito da Catalunha, marcado para acontecer entre os dias 20 e 22 de maio.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.