Estreando VJM08, Hülkenberg fala em “correr atrás” da concorrência, mas elogia: “O carro saiu muito bem da caixa”

Guiando o VJM08 pela primeira vez em 2015, Nico Hülkenberg ressaltou que a Force India está correndo atrás da concorrência para descontar o atraso com o novo carro. Germânico, entretanto, avaliou que o novo bólido saiu bem da caixa

Depois de muito atraso, a Force India finalmente conseguiu debutar o VJM08, carro do time para a temporada 2015 da F1. Com o novo bólido, Nico Hülkenberg conseguiu completar 77 voltas nesta sexta-feira (27), a melhor delas em 1min28s785, e ficou com o nono posto, 5s993 atrás de Nico Rosberg, o líder dos trabalhos em Montmeló. 
 
Rodando pela primeira vez com o novo carro, Hülkenberg se mostrou satisfeito com o número de voltas completadas nesta sexta, mas reconheceu que o time está correndo atrás do prejuízo, já que tem um atraso considerável em relação às equipes rivais. 
Nico Hülkenberg estreou o carro de 2015 da Force India nesta sexta (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
“77 voltas apenas no primeiro teste é um ótimo número”, resumiu Nico. “O carro saiu muito bem da caixa, nada de problemas no trem de força ou na parte hidráulica, o que é encorajador”, apontou. 
 
“Mas obviamente estamos correndo atrás no momento, pois estamos fazendo as checagens que os outros fizeram semanas atrás”, admitiu. “Só que foi um dia positivo e agora tenho que tentar aprender rapidamente sobre este carro. Tenho que treinar agora e depois ir para Melbourne. É ser jogado na água fria e ver como você se levanta!”, filosofou.
 
Em seu primeiro contato com o novo carro, Nico encontrou algumas semelhanças com o modelo do ano anterior.
 
“A dirigibilidade está boa. Algumas áreas me lembram do ano passado, não parece que é um carro diferente, algumas áreas já digo que são melhores, outras ainda precisamos melhorar, mas acho que é algo usual nesta época do ano”, ponderou.
 
 Ainda, Nico se disse aliviado por finalmente poder testar o novo carro, mas reconheceu que não será possível recuperar o tempo perdido com esse longo atraso.
 
“É um grande alívio. É bom finalmente estar aqui e ter o novo carro embaixo de mim. Tudo foi bem positivo. 77 voltas em uma tarde é bem notável”, elogiou. “Os caras deram muito duro nas últimas noites e semanas. Mas agora é passar por todas as checagens de rotina e se acostumar ao novo carro”, seguiu.
 
“Esse tempo perdido não dá para recuperar, só vamos precisar conviver com isso e tirar o máximo disso”, defendeu.
 
5s993 atrás de Rosberg, Hülkenberg explicou que o time ainda não está olhando muito para a performance, mas apenas estudando o novo bólido.
 
“Acho que tirarmos o carro da garagem em uma noite e dar 77 voltas em uma tarde é muito positivo e é o principal agora”, sublinhou. “Em termos de performance, não estamos olhando muito ainda. Apenas aprendendo a cada entrada na pista. Já fizemos algumas mudanças que se mostraram positivas, mas tem muito pela frente”, continuou.
 
“Estou muito satisfeito por essa tarde. Todo o time colocou o carro na pista, e ele está confiável, a Mercedes também é parte disso. Sem problemas, mesmo, então foi bom ter uma boa quilometragem e começar a aprender com o novo carro”, comentou.
 
A primeira volta desta sexta, entretanto, foi marcada pelo primeiro revés, com um furo no pneu, mas Nico logo conseguiu voltar para a pista. “Foi estranho, de repente, na saída da curva 9, 'opa!, o carro não está mais reto', mas rapidamente percebi que era um furo no pneu, os caras também. Mas não houve danos ao assoalho e pudemos continuar tranquilamente”.

#GALERIA(5230)
 
ESCONDENDO O JOGO?

A Williams foi só a quinta equipe em quilometragem total nos dois primeiros testes da pré-temporada da F1 em 2015, mesmo que seu carro não tenha apresentado nenhum grande problema durante as atividades. Engenheiro-chefe da equipe inglesa, Rod Nelson explicou o porquê de o programa de treinamentos ser mais ‘econômico’ que o da concorrência"Não acho que estamos escondendo o jogo", disse o inglês

OS CAMINHOS DO AZAR

A série de coincidências e erros que rondam um círculo vicioso aproximam Chris Amon de Fernando Alonso. OK, um não tem vitória na carreira e outro tem dois títulos, mas chega a impressionar como o espanhol trilha o mesmo caminho de azar do neozelandês desde então.

Com um detalhe: Amon passou por McLaren e Ferrari. Com outro detalhe: assim que Amon deixou a Ferrari, os italianos acertaram a mão no carro…

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.