Ex-chefe da Haas critica Red Bull por escolha de Lawson: “Tsunoda merecia uma chance”
Guenther Steiner, ex-chefe da Haas, não entendeu a decisão da Red Bull e disse que, se pudesse, escolheria Yuki Tsunoda no lugar de Liam Lawson
Liam Lawson está cada dia mais perto de fazer sua estreia com a Red Bull, mas a promoção do neozelandês ao time principal segue dividindo opiniões. Agora, foi Guenther Steiner, ex-chefe da Haas, quem criticou a decisão do time austríaco. Na visão do antigo dirigente, Yuki Tsunoda é um piloto mais preparado e deveria ter sido o escolhido para formar dupla com Max Verstappen em 2025.
Lawson tem uma carreira curta na F1. Depois de ficar com o terceiro lugar na Fórmula 2 em 2022, Liam não conseguiu uma vaga como titular e se tornou reserva da Red Bull e da então AlphaTauri. Em 2023, no entanto, Daniel Ricciardo sofreu uma lesão durante o TL2 do GP dos Países Baixos e desfalcou a equipe baseada em Faenza por cinco corridas.
Lawson foi o escolhido como substituto de Ricciardo e fez um bom trabalho com a equipe, pontuando no GP de Singapura e chegando perto do top-10 na Itália e no Japão. Mesmo com a performance que chamou atenção, o neozelandês não conseguiu um assento para 2024.
No ano passado, Ricciardo performou muito abaixo do esperado e foi demitido após o GP de Singapura. Lawson, novamente, foi o escolhido como substituto e mais uma vez conseguiu boas exibições, com destaques para o GP dos Estados Unidos e de São Paulo.

No entanto, ainda que tenha ido aos pontos em duas oportunidades, foi constantemente superado por Tsunoda. Por isso, considerando a evolução que Yuki teve nos últimos anos, Steiner acredita que o japonês era o melhor nome para formar dupla com Verstappen na Red Bull.
“Não acho que tenha sido a escolha perfeita. Foi um compromisso que eles tinham, então é uma dessas escolhas. Mas tenho a opinião de que Yuki Tsunoda merecia uma chance. Teria sido uma aposta melhor, digamos que o colocasse no carro por um ano para ver como ele está”, apontou Steiner.
“Se ele não é bom, deixe-o ir embora. Agora ele está sentado mais um ano na Racing Bulls, e isso também não é motivador”, finalizou o ex-chefe da Haas.
A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
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