Ex-empresário de Schumacher opina sobre fracasso na Mercedes: faltou “setup especial”

Willi Weber, que foi o empresário de Michael Schumacher até o fim de 2012, lamentou que o heptacampeão tenha voltado à F1 após os anos de aposentadoria. Segundo ele, os carros eram muito diferentes

Michael Schumacher deveria ter regressado ao Mundial de Fórmula 1 em 2010, encerrando a aposentadoria para fechar com a Mercedes? É uma discussão das mais populares da F1 na última década, especialmente porque a fábrica alemã não tinha um carro dominante e, assim, o heptacampeão não conseguiu vencer durante três temporadas. De acordo com o ex-empresário de Schumacher, Willi Weber, romper a aposentadoria foi um erro. 
 
A declaração veio como eco após John Barnard, ex-projetista de McLaren, Ferrari e Benetton, afirmar que Schumacher precisava de uma configuração específica de carro para ter sucesso: com uma dianteira precisa e a traseira mais solta. Weber concordou. Para ele, os carros eram muito diferentes no momento do retorno em relação àqueles de alguns anos antes.
 
A decisão correta, para Weber, era simples: ouvi-lo.
Schumacher e Hamilton, seu substituto na Mercedes (Foto: Reprodução)
"Estou 100% de acordo com Barnard. Michael tinha um setup especial para seu estilo de pilotagem e não deu para funcionar assim na Mercedes. Os carros haviam evoluído numa direção diferente, então Michael não teve o mesmo impacto que teve na Benetton e na Ferrari", afirmou ao jornal alemão 'Kölner Express'.
 
"Ross Brawn, depois de 2009, não podia melhorar muito o carro. A tecnologia era diferente, a geração de pilotos era diferente e Rosberg era mais rápido. Apesar de que Michael estava com forma física melhor que nunca. Michael fracassou com a Mercedes, mas se tivesse me escutado… [não teria voltado]", encerrou.
 
Weber era o empresário de Schumacher na decisão do retorno – foi até novembro de 2012. Nos últimos tempos, após o acidente de esqui do alemão, em dezembro de 2013, lamentou diversas vezes por não ser permitido a prestar uma visita ao ex-cliente.
 
Paddockast #58
COMO SERIA O GRID DA F1 SEM PILOTOS DA F1?

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM


 
COMO SE PREVENIR DO CORONAVÍRUS:
 

☞ Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
☞ Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
☞ Evite aglomerações.
☞ Mantenha os ambientes bem ventilados.
☞ Não compartilhe objetos pessoais.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.