Ex-presidente da Ferrari revela ter cogitado fechar com Rossi por um ano na Sauber

Luca di Montezemolo revelou que após o primeiro teste do italiano com um carro da escuderia de Maranello, o desejo era levá-lo para a categoria das quatro rodas

Valentino Rossi foi cogitado para correr na Fórmula 1 defendendo a Sauber. Quem contou foi Luca di Montezemolo, ex-presidente da Ferrari que revelou o desejo de levar o italiano para a principal categoria do automobilismo mundial.

Em 2004, o multicampeão era o principal nome na MotoGP após ter conquistado quatro títulos na classe rainha e seis no Mundial de Motovelocidade, o último deles em seu ano de transição da Honda para a Yamaha. Na mesma época, Michael Schumacher era quem dominava na F1.

Neste mesmo ano, o Doutor realizou seu primeiro teste com um carro da Ferrari. A atividade aconteceu em Fiorano, a pista particular da equipe de Maranello, e o competidor nascido em Tavullia completou dez voltas. Vale voltou ao carro do time diversas vezes no futuro.

Rossi na Sauber? Poderia ter acontecido (Foto: Reprodução)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Após o teste, o desejo era tirar Valentino das duas rodas e levá-lo para a F1. “Muitos diziam que foi pela boa imagem da Ferrari, mas, na realidade, não era assim, não precisávamos disso. Fizemos pela amizade com Valentino, uma cortesia por ser um grande campeão. Foi bem e tinha ritmo, não consistência, mas tinha grande potencial”, disse Montezemolo.

“Chegou um momento que pensamos que poderíamos mandá-lo por um ano para a Sauber. Mas bem, Valentino é inteligente, sabia que era o número 1 nas motos e melhor ser o número 1 ali do que ser o quarto ou quinto no automobilismo. Depois fez outro teste, mas foi mais por amizade”, completou o ex-dirigente.

A decisão de Rossi permanecer na MotoGP se mostrou acertada, pois conquistou mais três títulos na classe rainha, além de quatro vice-campeonatos e três terceiras colocações. Em 2021, encara o desafio de correr na SRT, equipe satélite da Yamaha.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube