Ex-presidente diz que Ferrari precisa de coragem para assumir que “ano está perdido”

Luca di Montezemolo acredita que a Ferrari precisa imediatamente tomar decisões pensando no futuro, que já o preocupa

Ninguém está feliz com a Ferrari. E quem tem voz e espaço para levar ao público sua opinião, assim o faz. É o caso de Luca di Montezemolo, ex-presidente da escuderia italiana entre 1991 e 2014, que pediu “coragem” para a equipe assumir que este “já está perdido” em 2020.

“Mas eu estou preocupado com as próximas temporadas. A direção, agora, deve tomar decisões inteligentes”, opinou o italiano de 72 anos, mas isentando a dupla de pilotos, Sebastian Vettel e Charles Leclerc.

Sebastian Vettel se despede ao final do ano da Ferrari (Foto: Ferrari)

“Eles [os pilotos] não são culpados, eu nunca teria descartado Vettel com tamanha antecedência. Com essa decisão, se colocou muita pressão sobre Leclerc, e assim fica difícil envolver Vettel em conversas construtivas, já que ele vai embora.”

“Sobre [Mattia] Binotto (chefe da escuderia), é novo como diretor-técnico, é responsável pela gestão desportiva, dos pilotos, áreas técnicas e ainda precisa lidar com a parte política. Na minha época, construí uma equipe com os melhores, como Jean Todt, Ross Brawn, Rory Byrne, Paolo Martinelli, Stefano Domenicali”, seguiu.

Mesmo com tantas críticas, Montezemolo ainda se mostrou relutante com uma “reformulação completa”: “Me parece excessivo. Mas é preciso organizar tudo o mais rápido possível”, finalizou.

Coincidentemente, a Ferrari anunciou nesta quarta-feira (22) a criação de um departamento chamado ‘Desenvolvimento de Performance’, com Enrico Cardile, que era o chefe da aerodinâmica do time, como líder.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.