Ex-presidente da Ferrari elogia Briatore e espera Alpine “ainda melhor” em 2025
Presidente da Ferrari entre 1991 e 2014, Luca di Montezemolo elogiou as mudanças feitas por Flavio Briatore na estrutura da Alpine, mas disse que a equipe ainda tem "um caminho muito longo" a percorrer antes de se tornar vitoriosa novamente na Fórmula 1
Responsável por uma verdadeira revolução na Alpine desde que assumiu o cargo de conselheiro executivo, em junho, Flavio Briatore recebeu o apoio de Luca di Montezemolo, ex-presidente da Ferrari, que lembrou dos feitos do dirigente na Fórmula 1 e ainda garantiu que Luca De Meo, CEO da Renault, “fez a escolha certa” ao trazê-lo de volta ao comando do time de Enstone.
Além da polêmica decisão de deixar de utilizar os motores da fabricante francesa e fechar um acordo com a Mercedes da temporada 2026 em diante, Briatore também foi responsável por tirar Bruno Famin do cargo de chefe de equipe e colocar Oliver Oakes — reconhecido pelo trabalho com a Hitech na Fórmula 2 e Fórmula 3 — no lugar. A promoção de Jack Doohan ao posto de titular ainda em 2024 também foi ideia do italiano, que admitiu que negociou com Carlos Sainz.
Depois de começar o ano como a pior equipe do grid, a Alpine sentiu os efeitos das mudanças e evoluiu na reta final de certame. Com 65 pontos conquistados, conseguiu superar a Racing Bulls (antiga RB) e a Haas para ficar com o sexto lugar no Mundial de Construtores. E as expectativas para o futuro são das melhores, já que o próprio consultor afirmou com todas as letras que espera “brigar pelo título em 2027”.
“Ninguém deve esquecer que Flavio fez verdadeiros milagres quando estava na Benetton. Luca De Meo, portanto, fez a escolha certa ao chamá-lo de volta à Alpine”, afirmou Di Montezemolo, presidente da Ferrari entre 1991 e 2014, em entrevista ao canal de rádio Rai GR Parliament.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Chefe da Red Bull diz que “não ficaria surpreso” com Pérez ou Ricciardo na Cadillac
“Estou feliz por ele, mesmo que o caminho para as vitórias ainda seja muito longo. Vimos algumas boas corridas de [Pierre] Gasly este ano, mas não são suficientes. De qualquer forma, acho que no próximo ano vão melhorar ainda mais”, concluiu.
A Fórmula 1 agora está oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

