Ex-Williams, Susie Wolff lidera projeto para aumentar número de mulheres envolvidas no automobilismo

Pilota de desenvolvimento da Williams até o fim de 2015, quando decidiu encerrar sua carreira nas pistas, a escocesa vai empreender, junto à Associação de Esportes a Motor do Reino Unido (MSA), uma iniciativa para promover e elevar o número de mulheres envolvidas no esporte como um todo

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Ex-pilota de desenvolvimento da Williams até o fim da temporada passada e também dona de passagens por categorias como o DTM, Susie Wolff encerrou sua carreira no esporte em 2015, mas nem por isso pretende ficar longe das pistas e do automobilismo em si. A escocesa de 33 anos, casada com o diretor-esportivo da Mercedes, Toto Wolff, lidera um projeto para aumentar o número de mulheres envolvidas no esporte, que conta com o apoio também da Associação de Esportes a Motor do Reino Unido.
 
A iniciativa será oficialmente lançada na semana que vem, no dia 16 de janeiro, em um evento promovido pela revista britânica ‘Autosport’. A intenção de Susie é trabalhar para permitir que mais mulheres possam fazer parte do esporte, não necessariamente dentro das pistas, mas também em funções como engenharia, por exemplo.
LEIA TAMBÉM

Mulheres apontam para onde está o problema: na preparaçãoSusie Wolff defende uso do fator feminino para crescer no esporte

 
“Quando decidi pendurar meu capacete, sabia que queria dar algo de volta. Liguei para Rob Jones, CEO da Associação de Esportes a Motor do Reino Unido, que imediatamente compartilhou do meu entusiasmo e paixão. Rapidamente, conseguimos formar uma grande equipe, e estamos orgulhosos por lançar nossa iniciativa no Autosport International”, explicou.
Susie Wolff pretende trabalhar para elevar o número de mulheres envolvidas no esporte a motor (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
“Nosso esporte está baseado no gênero, e isso é muito irrelevante. As oportunidades estão lá, nosso objetivo é inspirar e conduzir o talento feminino para garantir, em longo prazo, que nosso esporte seja bastante diversificado”, declarou a ex-competidora.
 
Susie tentou, sem sucesso, fazer parte do grid da F1. A escocesa chegou a participar de treinos livres oficiais do Mundial nos GPs da Alemanha e Inglaterra, em 2014 e, na última temporada, acelerou no primeiro treino dos GPs da Espanha e, novamente, da Inglaterra. 
 
Em 2015, foi promovida a pilota de testes oficial da Williams. Entretanto, chamou a atenção o episódio em que Susie foi preterida pela equipe britânica quando houve a possibilidade de Valtteri Bottas não correr no GP da Malásia. O finlandês não disputou o GP da Austrália em razão de lesão nas costas e virou dúvida para Sepang. A Williams, no entanto, se apressou em anunciar Adrian Sutil como reserva oficial de Bottas e Felipe Massa ao longo da temporada, fato que deixou Susie muito desiludida.
Susie Wolff esteve envolvida com a Williams até o fim de 2015, quando encerrou sua carreira nas pistas (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
De fato, são pouquíssimas as mulheres que conseguem obter destaque nas pistas, quando o assunto é F1. Em termos de corridas, apenas duas disputaram provas do Mundial: a italiana Maria Teresa de Filippis, com três largadas entre as temporadas de 1958 e 1959, e a também italiana Lella Lombardi, a única mulher a pontuar na F1, disputando 12 provas entre 1975 e 1976.
 
A última a disputar um treino classificatório e tentar um lugar no grid de largada foi a romana Giovanna Amati, que tentou por três vezes se classificar, mas não conseguiu uma vaga no alinhamento inicial. Sua última tentativa, com a Brabham, foi no GP do Brasil de 1992, sendo logo substituída pelo britânico Damon Hill.
 
Em outras categorias, destacam-se os nomes de Simona de Silvestro, suíça com passagem de destaque na Indy e que compete também na F-E, Danica Patrick, fenômeno midiático da Nascar e a única mulher a ter vencido uma corrida na Indy, e a holandesa Beitske Visser, que competiu nas duas últimas temporadas na World Series, por exemplo. Entre as mulheres que militam no esporte a motor, por exemplo, outro nome é da colombiana Tatiana Calderón.
 
No Brasil, a representante feminina de maior destaque nas pistas é Bia Figueiredo, que disputou em 2015 sua segunda temporada na Stock Car. Débora Rodrigues, que corre de Volkswagen na F-Truck e já com muitas temporadas na carreira, também aparece em evidência.
VIU ESSA? CHINESA PERDE CONTROLE E ACERTA PÚBLICO NO DAKAR

determinarTipoPlayer(“15727185”, “2”, “0”);
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.