F1 adia GPs da Holanda, Espanha e Mônaco por crise do coronavírus

Como esperado, Fórmula 1 anunciou o adiamento das três corridas agendadas para maio em Zandvoort, Barcelona e Monte Carlo. Ao total, são sete provas adiadas ou canceladas por conta da pandemia do coronavírus. Abertura da temporada é prevista para junho, em Baku

COMO SE PREVENIR DO CORONAVÍRUS:
 

☞ Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
☞ Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
☞ Evite aglomerações se estiver doente.
☞ Mantenha os ambientes bem ventilados.
☞ Não compartilhe objetos pessoais.

A Fórmula 1 confirmou o adiamento dos GPs da Holanda, Espanha e Mônaco, que aconteceriam respectivamente nos dias 3, 10 e 24 de maio. O anúncio veio nesta quinta-feira (19) por conta da pandemia do coronavírus.

Com as provas adiadas, a abertura fica prevista para acontecer em 7 de junho, no GP do Azerbaijão. Com as férias movidas para março e abril, a categoria ao menos vai ter mais tempo para encaixar as corridas durante o segundo semestre.

Na última quarta-feira (18), a F1 anunciou o antecipamento da pausa de verão para os meses de março e abril, abrindo espaços no calendário em agosto.

Largada do GP da Espanha em Barcelona (Foto: Red Bull Content Pool/Getty Images)
Diversos foram os adiamentos e cancelamentos em todas as categorias do esporte a motor pelo mundo. Na F1, o GP da Austrália caiu, enquanto Vietnã, Bahrein e China seguem podendo ser remanejados.
 
Na Indy, quatro etapas do início do calendário caíram, mas um estrago maior pode acontecer em breve, afinal, a categoria não mexeu em maio, seu mês especial. A MotoGP já fez diversas alterações de datas e cancelou a abertura no Catar. Agora, a categoria tenta abrir o campeonato em Jerez no dia 3 de maio. Outros campeonatos como Nascar, SportsCar, DTM, W Series e Fórmula E também precisaram passar por mudanças sensíveis.

O GP da Holanda fará a primeira aparição no calendário desde 1985, já a prova da Espanha está com contrato expirante. Em sua extensa história na Fórmula 1, a etapa de Mônaco só não aconteceu em maio em 1962, 1973, 1984, 2000 e 2003.

O último levantamento apontou 227.310 casos confirmadosde coronavírus no mundo com 9.311 mortes. A Espanha aparece em quarto no ranking com 15.014 infectados, enquanto a Holanda já teve 2.056 e Mônaco apresentou 7, entre eles o Príncipe Albert.

Confira o comunicado oficial da categoria:

"Tendo em vista o avanço global do Covid-19 e com conversas em curso com a FIA e os três promotores [dos GPs], foi confirmado hoje que os GP da Holanda, da Espanha e de Mônaco de 2020 serão adiados. Por conta da natureza fluída da situação do Covid-19 ao redor do mundo, F1, FIA e promotores tomaram essas decisões para assegurar a saúde e a segurança dos funcionários, dos participantes do campeonato e dos fãs, que ainda é nossa principal prioridade. F1 e FIA continuam trabalham ao lado dos promotores afetados e das autoridades locais para monitorar a situação e e tomar o tempo apropriado para estudar a viabilidade de uma possível data alternativa para cada GP mais tarde no ano, caso a situação melhore. F1 e FIA esperam começar o campeonato tão logo seja seguro para tal, após maio, e vai continuar monitorando a situação do Covid-19"

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.