F1 cria grupo para tornar categoria mais popular e atrair audiência do público jovem. Com apoio de Ecclestone

Liderado por Claire Williams, Grupo de Trabalho Promocional já teve primeiro encontro em Abu Dhabi e discutiu propostas para aproximar a F1 dos fãs, que já podem ser implementadas na primeira etapa do Mundial 2015. E o 'Grupo do Povão' tem respaldo daquele que ignorou os jovens

A preocupação com a queda de audiência global e do interesse do público fez com que a F1 se mexesse e anunciasse nesta sexta-feira (28) a criação do Grupo de Trabalho Promocional — representado pela PWG, em inglês, de Promotional Working Group. Tal grupo já teve a primeira reunião, inclusive, durante o fim de semana de Abu Dhabi e debateu medidas para que a categoria se torne mais popular e atinja um novo público jovem e catito.

E quando se fala de público jovem, logo vêm à cabeça as nada salutares palavras de Bernie Ecclestone. Resgatando: "Estão me dizendo que tenho que achar um canal para conseguir fazer esse garoto de 15 anos assistir a F1 porque alguém quer colocar uma nova marca na frente deles? Eles não vão se interessar nem um pouco. Jovens vão ver a marca Rolex, mas vão sair e comprar um? Eles não podem comprar. Nosso outro patrocinador, a UBS — essas crianças não se importam com bancos. Não têm dinheiro o bastante para colocar nos bancos. Prefiro atingir um rico de 70 anos”, declarou.

Pois, agora, Ecclestone é totalmente favorável à ideia do 'Grupo do Povão'.

Público em Interlagos (Foto: AP)

As primeiras propostas que foram discutidas giraram em torno da abertura do paddock ao público nas quintas-feiras, atrativos para os fãs que comprarem ingressos que permitam andar nos pits e maior interação com os pilotos durante os finais de semana.

A líder do grupo é Claire Williams, dirigente que na prática comanda a equipe fundada pelo pai, Frank, adepta ao extremo do uso das redes sociais e da internet como ferramenta de divulgação da F1. As propostas serão encaminhadas ao Grupo de Estratégia para serem votadas e aprovadas, com possível implementação já para a primeira etapa do Mundial 2015, marcada para março na Austrália.

Ah, claro, disse Ecclestone: "Queremos atingir uma audiência jovem. Queremos ver as pessoas crescendo e acompanha a F1, como o cara que hoje tem 30 anos — e que acompanha há 15 anos. Se ele está assistindo à F1 hoje, que tipo de coisas têm lá para fizessem dele um fã de F1?", deixou no ar.

Em Interlagos, o público invadiu a pista durante a cerimônia de pódio do GP do Brasil e ficou perto de ídolos como Niki Lauda e Felipe Massa.

AS PAZES COM O TÍTULO?

Rubens Barrichello desembarca neste fim de semana em Curitiba na condição de favorito ao título da Stock Car. O piloto precisa apenas de um quarto lugar para garantir a faixa de campeão. É a primeira vez em 23 anos de carreira que Barrichello, 42 anos, vai viver uma etapa efetivamente decisiva.

A última vez em que isso aconteceu foi em 1991, quando conquistou o título da F3 Inglesa. Naquela época, o brasileiro já chamava atenção pelos resultados vitoriosos no kart e estava só em sua terceira temporada nos monopostos.

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GRANDE PRÊMIO NO
MUNDIAL DE ENDURANCE

O fim de semana também tem a etapa final do Mundial de Endurance (WEC) em Interlagos e vai contar com a volta às pistas de Emerson Fittipaldi. O bicampeão da F1 e campeão da Indy vai guiar uma Ferrari 458 Italia.

As 6 Horas de São Paulo vão marcar também a disputa de título entre as equipes Toyota e Audi e a despedida do maior piloto da história do endurance, Tom Kristensen.

O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o WEC em Interlagos com os jornalistas Renan do Couto e Gabriel Curty e os blogueiros Flavio Gomes e Rodrigo Mattar. Acompanhe tudo aqui.

BLOND. JANE BLOND

Diante da pior temporada de seus últimos 22 anos — sem nenhuma vitória —, a Ferrari resolveu reagir não só mudando de piloto, chefe de equipe e outras pessoas importantes de sua cúpula. E um dos pontos de partida está em descobrir os segredos de quem fez um dos melhores carros da história da F1.

Assim, a Ferrari fez uso de um espião nos testes em Abu Dhabi. Um espião, não. Uma espiã. Que logo foi batizada por 'Jane Blond', em alusão à famosa personagem de James Bond.

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