F1 decide adiar classificação do GP de São Paulo para domingo por conta de temporal
Depois de seis adiamentos, a FIA decidiu empurrar a classificação do GP de São Paulo para domingo (3) depois do forte temporal que desabou sobre Interlagos
VEJA AGORA: BRIEFING traz as últimas informações da Fórmula 1 direto de Interlagos
Não teve jeito: a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu adiar de vez a classificação do GP de São Paulo, que acontece neste fim de semana, em Interlagos, por conta do temporal que desabou neste sábado (2) sobre o circuito cerca de meia hora antes do início da sessão programada para as 15h (de Brasília, GMT-3). A expectativa é que a sessão aconteça na manhã de domingo (3), antes da largada.
Relacionadas
Minutos depois do cancelamento enfim ter sido feito, a FIA comunicou que “a decisão sobre o horário de início da classificação na manhã de amanhã será tomada o mais breve possível”.
A previsão do tempo, no entanto, é bastante assustadora. O dia já amanhece com temperaturas bem mais baixas, na casa dos 20°C, enquanto a previsão de chuva fica acima dos 80% durante o dia todo. No entanto, a chuva deve ter menos volume que a de sábado.
A última vez que a F1 teve uma classificação reprogramada foi no GP do Japão de 2019, com a sessão realizada na manhã de domingo, às 10h (em Brasília). A corrida, naquela ocasião, começou 14h10. O GP de São Paulo, originalmente, está previsto para ter largada às 14h.
O início da definição estava previsto para 15h, mas não havia condição alguma de se correr. Quando deu o horário, a organização anunciou que faria nova atualização às 15h30. A programação foi alterada pela primeira vez às 14h39.
Havia uma expectativa de que a chuva parasse dentro de uma hora, mas outro risco passou a ser a iluminação, afinal, por mais que o pôr-do-sol estivesse previsto para 18h20, o céu ficou completamente escuro com o temporal. Vale destacar que ainda chove em Interlagos, porém em intensidade bem mais fraca.
A chuva foi tamanha que o paddock, por exemplo, encheu d’água, bem como parte das áreas internas e até as áreas de escape e gramado em torno da pista. A FIA chegou a, inclusive, liberar que as equipes fechassem as portas da garagem para evitar inundações e complicações piores.
A chuva forte começou na região metropolitana de São Paulo por volta das 13h e veio descendo em direção à zona sul. A região começou a ser atingida perto das 14h e, em Interlagos, chegou por volta das 14h10 e com violência: raios, trovões, volume imenso de água.
O fim de semana do GP de São Paulo já teve a realização da corrida sprint. Lando Norris venceu em 1-2 da McLaren, que mandou Oscar Piastri inverter as posições no final da prova. Charles Leclerc ficou em terceiro, depois de Max Verstappen cair para quarto ao ser punido por desrespeitar os limites de velocidade ainda em safety-car virtual. Verstappen, aliás, ainda tem 5 posições para pagar no grid da corrida principal, fruto de nova troca de motor.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de São Paulo, em Interlagos, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. No domingo (3), a largada está marcada para as 14h. O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ com os repórteres Evelyn Guimarães, Gabriel Carvalho, Gabriel Curty, Luana Marino e Pedro Henrique Marum, além do fotógrafo Rodrigo Berton.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Bortoleto se desvincula da McLaren e encaminha acordo com Audi na Fórmula 1