F1 discute ideias para melhorar imagem visual e pode promover volta da suspensão ativa e discos de freio incandescentes

A temporada de 2015 pode voltar a ter uma F1 mais atraente aos olhos. As equipes estão debatendo propostas para que elementos como as faíscas dos carros batendo no chão, o 'fogo' dos discos de freios e até a suspensão ativa retornem à categoria

Se o som dos novos motores não tem agradado e pouco se pode fazer neste momento, a F1 começa a estudar novas ideias para se tornar visualmente atraente. Com medo de perder mais audiência com os carros atuais — que são feios que doem —, conversas estão rolando para que cenas como as vistas nos anos 90 retornem à categoria. A informação é da revista 'Autosport'.

O Grupo de Estratégia tem em mãos planos para que a F1 volte, por exemplo, a ver faíscas dos carros batendo no chão e os discos de freio incandescentes, dentre outros, também considerando um corte de custos para as equipes, principalmente as menores. Assim, a discussão destas ideias vai incluir um novo desenho dos carros.

Nigel Mansell e Ayrton Senna na disputa do GP da Espanha de 1992 (Foto: Getty Images)

Neste sentido, até mesmo a volta da suspensão ativa é considerada, bem como o uso de peças de titânio no assoalho dos carros para provocar as fagulhas.

Os times que pertencem a este grupo devem se reunir nas próximas semanas para que sejam debatidas as ideias a tempo de aplicá-las já para a temporada de 2015. Hoje, todas as peças do carro esteticamente têm intenções aerodinâmicas.

GRANDE PRÊMIO EUROBIKE: mostre que você sabe tudo de F1
neste bolão e faça agora suas apostas para o GP da Espanha


Outras propostas que serão faladas, segundo a 'Autosport', são a redução da duração das corridas, a largada parada depois da entrada do safety-car e a liberação de tecnologia para uso nos pit-stops a fim de reduzir ainda mais o tempo das paradas.

Caso sejam aceitas pelo Grupo de Estratégia, as propostas vão para a Comissão da F1 e, posteriormente, para o Conselho Mundial para serem ratificadas.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube