F1 estuda adicionar classificação com volta única para corridas sprint em 2023

Buscando aumentar o nível de emoção nos finais de semana, Fórmula 1 cogita adotar duas classificações em etapas que preveem corrida sprint a partir da temporada 2023

A Fórmula 1 segue buscando novas maneiras de engajar cada vez mais o público durante os finais de semana de competição na temporada 2023, e a ideia de Stefano Domenicali — CEO da categoria — de abolir os treinos livres de sexta-feira tem ganhado cada vez mais força. Desta vez, uma nova opção de estrutura das atividades foi discutida no briefing dos pilotos: a realização de duas classificações nas etapas com corridas sprint.

O formato do fim de semana seguiria o mesmo nas demais etapas, mas as seis que se preparam para receber corridas sprint — Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Catar, Estados Unidos e Brasil — teriam duas classificações ao longo dos dias, uma na sexta-feira e outra no sábado.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Etapa do Azerbaijão, a primeira com corrida sprint em 2023, está programada para o fim de abril (Foto: Williams)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O cronograma discutido é o seguinte: na sexta, a categoria realizaria uma sessão de treinos livres e a primeira classificação, responsável por definir o grid de largada da corrida principal. A ordem da corrida sprint seria conhecida, então, no sábado — com a segunda classificação disputada de manhã, antes da prova. Entre as ideias debatidas, a mais aceita é de que a segunda classificação conte com uma única volta rápida de cada piloto.

Como as regras atuais da F1 permitem seis jogos de pneus macios para cada competidor, quatro destes jogos seriam usados na classificação da corrida principal. Um deles ficaria reservado para o TL1, enquanto o restante serviria para a sessão classificatória da sprint.

A mudança, entretanto, ainda está pendente de votação. São necessários 28 votos de um total de 30, divididos entre FIA, Liberty Media e as equipes — dez votos para cada. Supondo que as entidades consigam alinhar seus votos, a mudança no regulamento poderia ser feita caso oito entre as dez equipes aceitem o novo formato.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Austrália de Fórmula 1 AO VIVO e EM TEMPO REAL. O fim de semana continua com o TL3, marcado para as 22h30 [de Brasília, GMT-3] de sexta-feira. Pouco depois, às 2h do sábado, a classificação, que o GP também acompanha com SEGUNDA TELA.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.