F1 estuda ideia de compartilhamento de imagens para evitar padronização

Sem a padronização de peças para 2021, a Fórmula 1 planeja compartilhar imagens de peças para outras equipes terem como base. Times como Mercedes e Ferrari gostam da ideia, desde que ela amadureça de forma correta ao longo dos anos

Alguns dos principais times da Fórmula 1, como Mercedes, Ferrari e Red Bull, apoiam a ideia de compartilhar parte do design dos carros na internet aos rivais. Sem a aprovação da padronização de peças em 2021, a divulgação de peças para livre cópia surge como uma opção.
 
Uma das grandes preocupações com o novo regulamento são os riscos de confiabilidade e custos adicionais. A nova ideia ganhou apoio de James Allison, diretor-técnico da Mercedes, mas ele cita a necessidade de um desenvolvimento ao longo dos anos para evitar que equipes lancem carros de última hora.
 
"É uma ideia nova e precisará de bastante conversa para sair do conceito para a realidade, mas eu acho que é válido explorar. Necessitará paciência, porque imaginamos ir para 2021, todo mundo desenha o carro no último momento e vai correr. Você não pode simplesmente sentar e esperar o design dos competidores pensando 'não farei isso, vou apenas esperar aparecer na internet', porque pelo tempo que apareceria, seria tarde demais”, declarou ao ‘Motorsport.com’.
A largada do GP da Rússia de F1 (Foto: Ferrari)
A Ferrari foi uma das equipes que se posicionou contra a padronização de peças, mas entende que o novo conceito é melhor, como citou o diretor-esportivo Laurent Mekies.
 
"É provavelmente um pouco mais complicado vir com outro jeito de agrupar peças para os carros de Fórmula 1, mas apoiamos o fato de que pode evitar o risco de ter a padronização de peças", comentou.
 
A F1 retorna nos dias 11, 12 e 13, com o GP do Japão, que terá cobertura AO VIVO E EM TEMPO REAL do GRANDE PRÊMIO.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.