F1 e FIA proíbem uso de bicicletas e patinetes em tradicional passeio de pilotos pela pista

A partir de agora, os pilotos só poderão fazer o tradicional passeio de quinta-feira pela pista a pé. Bicicletas, motos e até patinetes estão proibidos

O tradicional passeio que os pilotos realizam na pista normalmente às quintas-feiras do fim de semana de Fórmula 1 acompanhados de outros membros da equipe — geralmente os engenheiros — agora só poderá ser feito a pé. A categoria em conjunto com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) decidiu proibir o uso de qualquer outro meio de transporte, como scooters, bicicletas e até mesmo patinetes.

Em Jedá, que recebe a segunda etapa da temporada 2023, o horário estabelecido para a caminhada foi das 13h às 16h30 locais desta quinta, embora também houvesse um horário à noite que permitia a presença de qualquer pessoa. O argumento, no entanto, é que a liberação de veículos durante a caminhada causava mais tumulto que o normal, sendo um problema especialmente em fins de semana com Fórmula 3 e Fórmula 2.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Tsunoda caminha por Jedá: bicicletas e outros meios estão proibidos (Foto: AlphaTauri)

A FOM (Formula One Management) enviou às equipes uma carta durante a etapa de abertura, no Bahrein, explicando as novas regras de uso da pista entre as sessões oficiais. “Para esclarecer e evitar futuros mal-entendidos, o uso de qualquer meio de transporte (bicicleta, bicicleta elétrica, scooters, motos elétricas etc) é proibido durante o intervalo chamado ‘caminhada da equipe pela pista’, sinalizado no cronograma. Nenhuma exceção será permitida. A decisão foi acordada com a FIA”, diz a nota.

Não ficou claro, porém, se haverá alguma punição a quem descumprir a determinação, uma vez que o ofício foi emitido pelo detentor dos direitos comerciais, e não pelo órgão regulador do esporte.

À revista inglesa Autosport, Charles Leclerc reprovou a decisão, dizendo que agora “vai se limitar em assistir aos vídeos” para estudar o traçado nos fins de semana de GP. “Já que eles acabaram de proibir que você vá à pista com bicicleta, provavelmente você não me verá mais por lá”, salientou.

Para completar, o passeio de quinta na Arábia Saudita foi ainda mais reduzido por causa de uma filmagem realizada pelo rapper Will.I.Am em Jedá durante a noite. Nico Hülkenberg, por exemplo, não conseguiu fazer a caminhada e disse que ia “ficar de olho no safety-car na sexta”.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.