F1 e Mercedes condenam uso de termo racista por Nelson Piquet para se referir a Hamilton

A FIA também se manifestou após o vídeo em que Nelson Piquet usa um termo racista para se referir a Lewis Hamilton viralizar nas redes sociais e repercutir na imprensa internacional

A Fórmula 1 se manifestou oficialmente nesta terça-feira (28) após a entrevista em que Nelson Piquet usa uma palavra de cunho racista para se referir a Lewis Hamilton viralizar nas redes sociais e repercutir na imprensa internacional. O fato ocorreu no ano passado quando o tricampeão comentava a batida entre o piloto da Mercedes e Max Verstappen no GP da Inglaterra.

No vídeo, o jornalista Ricardo Oliveira questiona Piquet sobre uma manobra parecida de Ayrton Senna no passado, e o tricampeão discorda. “O ‘neguinho’ meteu o carro e não deixou [Verstappen passar]. […] O ‘neguinho’ deixou o carro, porque não tinha como passar dois carros naquela curva. […] O ‘neguinho’ fez de sacanagem”, diz Piquet na entrevista concedida em 3 de novembro de 2021.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

LEWIS HAMILTON; MAX VERSTAPPEN; GP DA INGLATERRA; ACIDENTE; PRIMEIRA VOLTA;
Lewis Hamilton e Max Verstappen em colisão na primeira volta do GP da Inglaterra (Foto: Reprodução)

“Linguagem discriminatória ou racista é inaceitável de qualquer forma e não faz parte da sociedade. Lewis é um embaixador incrível do nosso esporte e merece respeito”, diz a Fórmula 1 em comunicado postado em sua conta oficial no Twitter. “Seus esforços incansáveis ​​para aumentar a diversidade e a inclusão são uma lição para muitos e algo com o qual estamos comprometidos na F1″, ressalta o texto.

A Mercedes também se manifestou oficialmente sobre a linguagem usada por Piquet. “Condenamos nos termos mais fortes qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória de qualquer tipo. Lewis liderou os esforços do nosso esporte para combater o racismo e ele é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora das pistas. Juntos, compartilhamos a visão de um automobilismo diversificado e inclusivo, e este incidente destaca a importância fundamental de continuarmos lutando por um futuro melhor”, disse a equipe.

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) também repudiou o acontecimento, dizendo por meio de nota oficial em sua conta no Twitter que “condena veementemente qualquer linguagem e comportamento racista ou discriminatório, que não tem lugar no esporte ou na sociedade em geral.”

“Expressamos nossa solidariedade a Lewis Hamilton e apoiamos totalmente seu compromisso com a igualdade, diversidade e inclusão no esporte a motor”, finalizou a entidade.

O vídeo de Piquet veio à tona logo após a suspensão de Jüri Vips da Academia de Pilotos da Red Bull por ter usado termos racistas e também homofóbicos durante uma live na Twitch. Os taurinos disseram na ocasião que “Como organização, condenamos comentários abusivos de todos os tipos e temos política de tolerância-zero para linguagem e comportamento racista dentro de nossa organização”.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.