F1 mira “mais ação”, indica aumento das sprints e cogita grid invertido: “Por que não?”

Stefano Domenicali, CEO da F1, questionou formato dos finais de semana tradicionais, indicando pouco entretenimento durante os treinos livres

CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali está empenhado em promover cada vez mais ação durante os finais de semana da categoria. O dirigente indicou que não lhe agrada o formato tradicional dos GPs, com a sexta-feira somente para treinos livres. Por isso, considera ampliar o calendário de corridas sprints e voltar a discutir com as equipes a inversão de grid, com o intuito de que haja mais ultrapassagens e disputas na pista.

Domenicali apontou que o momento atual é de consolidação das corridas sprint e que as alterações para esse ano dissiparam as críticas em cima do formato, apesar de Max Verstappen ser uma das vozes que mais reclamam dessas provas. As mudanças foram em cima do cronograma do final de semana da F1, com a classificação da sprint na sexta-feira e a etapa curta como primeira sessão do sábado, deixando a formação do grid para a corrida de domingo encerrando o segundo dia de atividades.

Agora os carros vão ao parque fechado no final do sábado, como em qualquer final de semana. Até 2023, as equipes não poderiam mais mexer no acerto ainda na sexta-feira, pois a classificação para domingo encerrava o primeiro dia de atividades.

“Lembro quando introduzimos isso [corrida sprint], recebemos muitas críticas dos puristas — que precisam sempre ser ouvidos, mesmo que não estejam felizes com isso. Mas sinto que as coisas mudaram totalmente. As novidades que trouxemos esse ano é a certa por vários motivos, com a classificação e o parque fechado separados. O fluxo está melhor hoje”, disse o CEO da F1 à revista inglesa Autosport.

Stefano Domenicali e Max Verstappen, um dos maiores críticos das corridas sprint (Foto: Courtesy Hoch Zwei)

“Acho que não estamos em posição de dizer que faremos como a MotoGP, por exemplo, que tem um calendário inteiro com corridas sprints, mas temos margem para progredir. Talvez, um terço dos GPs. Pode ser uma possibilidade”, completou Domenicali.

O dirigente indicou que sempre tem pensado em possibilidades para prover ainda mais entretenimento nos finais de semana da F1. Sem indicar como seria feito, Domenicali declarou que gostaria de propor novamente a possibilidade de ter grid invertido na categoria.

“Existem temas que sempre são debatidos. Podemos realmente discutir novamente se precisamos de grid invertido, ou metade dos carros, como faz a F2 ou F3. Portanto, essas coisas sempre são para manter a mente viva, se assim posso dizer. A intenção é termos algo cada vez mais interessante na F1. Pessoalmente, poderia dizer: por que não? É muito ação. São ultrapassagens e brigas por pontos”, pontuou.

“Algumas pessoas podem dizer que “oh, esse é um modo falso de automobilismo’. Falso? Nada é errado quando você acredita que é o formato correto para produzir grande ação. Então, posso me interessar em disso isso novamente”, prosseguiu o CEO da F1.

Stefano Domenicali é o chefão da F1 (Foto: F1)

Domenicali voltou a questionar se o formato tradicional dos finais de semana da F1, que tem as sextas-feiras somente para treinos livres, é adequado para os fãs da categoria. O dirigente falou que quer fazer com que todas as atividades da Fórmula 1 valha alguma coisa para que haja disputa em todas elas.

“É um bom entretenimento para as pessoas que chegam na sexta-feira e assistem aos carros andando ao redor da pista apenas para se preparar para a classificação e corrida? É isso o que querem ver na F1? Existe um enorme investimento [das equipes] em ferramentas de simulação. Meu sonho é que eles disputem algo todas as vezes que forem à pista. Essa é a natureza do automobilismo e dos pilotos. Querem estar na frente o tempo inteiro e, por isso, almejamos esse objetivo para o futuro”, revelou.

“Acho que estamos no caminho certo, fazendo as coisas corretas na F1. A empolgação com corrida sprint é muito clara. Por isso, muitos promotores querem esse evento. Agora é um bom momento para ver qual é o melhor local para ter uma boa ação, e também o melhor lugar para dividirmos no calendário e criar a frequência correta”, encerrou.

Fórmula 1 agora faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.

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