F1 muda regra e permite que pilotos mudem pintura do capacete durante campeonato

Equipes aprovaram a mudança durante reunião do Conselho Mundial da FIA, realizada na última sexta-feira (6). Regra que estava em curso dizia que pilotos deveriam manter a estrutura do desenho do capacete durante toda a temporada, com permissão para um desenho especial apenas em uma corrida do calendário

Caiu a regra que impedia os pilotos de mudar a pintura do capacete da forma como prefiram durante o curso de uma temporada. Até a última sexta-feira, o regulamento afirmava que os pilotos poderiam mudar a estrutura da pintura em apenas uma corrida na temporada. As equipes concordaram com a mudança durante a reunião do Conselho Mundial da FIA.
 
O que ficou definido na reunião é que estão permitidas as "variações irrestritas do desenho do capacete dos pilotos entre as corridas". O tetracampeão mundial Sebastian Vettel, entusiastas das novas pinturas, foi um dos que reclamou da limitação nos últimos anos.
 
É uma mudança importante com relação ao que regulamento dizia antes. "Para que os pilotos sejam facilmente diferenciáveis um dos outros enquanto estiverem na pista, o capacete de cada um deve, com a exceção de um evento de escolha do piloto, ser apresentado com a pintura substancialmente igual em todos os eventos da temporada. Uma mudança na pintura do capacete também será permitida se um piloto mudar de equipe durante a temporada", afirmavam.
Sebastian Vettel (Foto: Ferrari)
Além dos capacetes, a reunião confirmou outras questões para a próxima temporada. O peso mínimo dos carros da Fórmula 1 em 2020 passa de 745 kg para 746 kg, enquanto os testes da Pirelli no fim do ano, em Abu Dhabi, já serão com os novos pneus de 18 polegadas. 
 
Há confirmações para o regulamento de 2021. O perfil do design das asas dianteiras sofrerá mudanças para permitir que os carros se aproximem mais em brigas por posições, as placas laterais da asa dianteira, a carroceria superior e as placas da asa traseira foram modificadas para aumentar o espaço que pode ser usado de maneira comercial. Outra mudança é a atualização drástica na absorção de força e energia nos impactos frontais, laterais e traseiros dos carros. Atualizações que aumentam a segurança da parte elétrica também foram aprovadas.
 
De acordo com as mudanças nas questões financeiras para a temporada 2021, administradores do teto de custos poderão realizar inspeções nas equipes, tanto de forma remota quanto presencial, sempre que desejarem. 
 
A F1 começa no fim de semana dos dias 13-15 de março.
 

 
Paddockast #51
QUEM VENCEU DRIVE TO SURVIVE 2

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.