F1 nega GP de Chicago já em 2026 e descarta “planos para entrar no calendário no futuro”

A Fórmula 1 negou ao GRANDE PRÊMIO informação que circula nas redes sociais nesta segunda-feira (13) sobre um possível GP de Chicago já em 2026

Embora tenha registrado duas marcas em janeiro deste ano, a Fórmula 1 negou ao GRANDE PRÊMIO informação que circula nas redes sociais nesta segunda-feira (13) de que a cidade de Chicago já se prepara para receber a categoria na temporada 2026.

Pela manhã, vários perfis começaram a replicar uma informação originalmente veiculada pela conta Fastest Pitstop. O texto dizia que o planejamento do circuito ainda estava em andamento, porém afirmava se tratar de uma corrida noturna para acontecer logo após o GP do Canadá. O anúncio oficial, segundo o perfil, seria feito “em breve”, já que o acordo estava assinado.

O GRANDE PRÊMIO entrou em contato com a Fórmula 1, que negou a veracidade da publicação.

“O que está sendo relatado no momento é falso, nada foi assinado com a cidade de Chicago para o GP. Não há planos para que ele entre no calendário no futuro”, assegurou um porta-voz da categoria.

Nascar correu em Chicago no ano passado (Foto: Nascar)

A possibilidade de uma corrida em Chicago começou a ser especulada após a categoria, por meio da Formula One Licencing BV (responsável pela documentação de marcas e logotipos) registrar duas marcas no início de 2024: Formula 1 Chicago Grand Prix e Grand Prix Chicago. A informação foi confirmada pelo escritório de patentes dos Estados Unidos.

O fato veio menos de um ano após a Nascar realizar a sua primeira corrida de rua no Grant Park, parque público localizado na cidade do estado de Illinois.

A atitude, no entanto, não indica necessariamente a chegada de um novo GP, podendo ser apenas uma medida de proteção. O vereador local Brian Hopkins, contudo, confirmou que houve conversas iniciais a respeito da realização de uma corrida no centro. O impasse foi a duração do possível acordo.

“Foi dito que a F1 precisa de um acordo de, no mínimo, 10 anos. E aparentemente isso não é negociável. A conversa com a cidade não passou disso”, disse Hopkins ao Chicago Sun Times na ocasião.

A Fórmula 1 já conta com três praças nos Estados Unidos no atual calendário. Além do GP dos Estados Unidos, em Austin, a classe passa por Miami e também por Las Vegas — está última, corrida noturna que estreou no Mundial em 2023 e que é de responsabilidade do Liberty Media, grupo que gerencia a parte comercial da F1.

Fórmula 1 retorna neste fim de semana, de 17 a 19 de maio, em Ímola, para o GP da Emília-Romanha. E o GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO EM TEMPO REAL.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.