F1 reage a manobras de Verstappen e proíbe carros lado a lado durante safety-car
Max Verstappen desenvolveu a tática de colocar seu carro ao lado do do líder em relargadas. Isso não foi punido no passado, mas não será mais aceito, começando já no GP da Austrália
A direção de prova da Fórmula 1 atualizou a lista de instruções aos pilotos com um item que aparenta dizer respeito principalmente a Max Verstappen. A categoria determinou na véspera do GP da Austrália que pilotos estão proibidos de ficar lado a lado durante relargadas do safety-car – tática que virou característica do holandês em tempos recentes.
O regulamento esportivo já vetava qualquer ação “que aumente o risco aos pilotos ou impossibilite a relargada”, mas não se referia explicitamente ao ato de colocar um carro ao lado do outro. O documento foi revisto, deixando claro que os pilotos devem permanecer em fila, podendo ir apenas para esquerda ou direita.
Relacionadas
A postura agora vetada pelo regulamento foi empregada por Verstappen nos últimos três GPs. No de Abu Dhabi de 2021, o holandês ficou lado a lado com Lewis Hamilton na última relargada, colocando pressão antes de ganhar posição tão logo a prova recomeçou. Nos do Bahrein e da Arábia Saudita de 2022, Charles Leclerc virou o alvo, conseguindo se defender.
A atualização ajuda a esclarecer o que até então era uma zona cinzenta do regulamento. Embora todos saibam que ultrapassar durante o safety-car é veementemente proibido, não estava claro se emparelhar os carros poderia ser passível de punição. Foi em cima dessa incerteza que a Mercedes abriu investigação contra Verstappen em Abu Dhabi em 2021 – a direção de prova acatou o pedido, mas concluiu na mesma noite que o campeão não havia feito nada de errado.
Caso o safety-car seja acionado no GP da Austrália deste fim de semana, é bem possível que Verstappen tenha que adotar a nova postura justamente contra Leclerc. O monegasco é pole, com o holandês largando em segundo.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana do GP da Austrália AO VIVO e EM TEMPO REAL. A largada está marcada para as 3h do domingo.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
As corridas do fim de semana na TV e no streaming: 8 a 10 de abril