F1 se reúne no domingo no Bahrein para discutir mudanças na classificação. FIA sugere pneus extras e novo formato para Q3

Em entrevista coletiva pouco antes do terceiro treino livre do GP do Bahrein, Jean Todt afirmou que a FIA trabalha em conjunto com Bernie Ecclestone e as 11 equipes do grid para encontrar a melhor solução possível para o formato de classificação da F1. A categoria vai se reunir no domingo pela manhã no Bahrein para chegar a um consenso a respeito da polêmica

A F1 vai promover um encontro decisivo na manhã de domingo (3) no Bahrein para resolver de vez, ou não, a polêmica sobre o formato de classificação do Mundial, rejeitado por todos no GP da Austrália, mas que vai ser repetido neste sábado em Sakhir, na segunda etapa da temporada. O formato não agradou sobretudo pela falta de atividades de pista no Q3, com os pilotos optando por poupar os pneus disponibilizados na fase final do treino.
 
Uma das soluções propostas por Jean Todt, presidente da FIA, está em oferecer um jogo extra de pneus no Q3 aos pilotos que estiverem nesta fase da sessão classificatória. A proposta chegou a ser feita para a Pirelli, mas não houve tempo hábil de disponibilizar compostos a mais neste fim de semana no Bahrein, mas a fornecedora pode autorizar a mudança para a China, caso a proposta avance na reunião de domingo.
 
Todt se mostrou confiante em um acordo que possa agradar a todos. “Seja o que a gente decidir, estou otimista que vamos ter chegar a uma unanimidade amanhã”, declarou o dirigente máximo da FIA, ressaltando que qualquer mudança no regulamento esportivo da F1 ao longo da temporada só pode ser aprovada mediante unanimidade das 11 equipes do grid, da FIA e de Bernie Ecclestone, responsável pelos direitos comerciais da categoria.
Jean Todt espera por uma solução definitiva para a polêmica do formato de treino classificatório da F1 (Foto: Getty Images)
A respeito do novo formato de classificação da F1 adotado na Austrália, Todt disse que lamentou pela falta de ação no Q3, mas que desde então pensa em implementar mudanças para deixa-lo mais atraente ao fã do esporte.
 
“O que aconteceu na Austrália foi claramente uma decepção sobre o Q3. Por quê foi uma decepção. Porque pela primeira vez em muito tempo, com três minutos para o fim, tivemos os pilotos todos fora dos seus carros”, explicou.
 
“Então, a reação imediata foi falar com Charlie [Whiting, diretor de corridas da FIA] por telefone, e ele sugeriu que um dos problemas com o Q3 era que os pilotos estavam perdendo um jogo de pneus. Então pedi a Charlie para falar com a Pirelli e ver se é possível introduzir no Q3 mais um jogo extra de pneus supermacios, o que ele fez”, comentou.
 
Whiting, que também participou da entrevista coletiva, confirmou a fala de Todt. “Eles [a Pirelli] disseram que não poderiam fazê-lo aqui [no Bahrein]. Eles disseram que seria impossível ter outro jogo de pneus para o Q3.” Todt acrescentou. “Eles disseram que seria possível fazer isso para a China, mas com um custo adicional”, ponderou.
 
O presidente da FIA ponderou que a melhor solução neste momento era dar mais uma chance para o novo formato de classificação da F1. “Vamos aprender mais sobre a classificação no Bahrein”, comentou, para em seguida entregar outra solução para melhorar a definição do grid de largada já a partir do GP da China. “Na minha opinião, o Q1 e o Q2 vão ser melhorados. O Q3, que é o grande problema, uma alternativa é disponibilizar outro jogo de pneus. Isso vai melhorar o espetáculo. Outra possibilidade é que, com os oito primeiros, o oitavo mais rápido do Q2 seja o primeiro a abrir volta rápida, e depois que ele abrir sua volta, o sétimo vai e faz sua volta e assim vai.”
 
“Então você vai ter um carro sozinho na pista, com um resultado final imprevisível. Há muitas soluções que podem ser destacadas. Mas eu sinto eu foi necessário dar mais uma chance para este formato de classificação antes de reverter para o sistema de 2015”, finalizou.
 
VEJA O PADDOCK GP #22, COM PRÉVIAS DA F1, MOTOGP, INDY E F-E

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.