F1 tem maior audiência de 2019, mas GP do Brasil registra queda

A Fórmula 1 teve sua maior audiência no ano na TV Globo, empatando com a transmissão do GP da Hungria, com a corrida em Interlagos. Mas, em comparação aos anos anteriores, houve queda

A transmissão do GP do Brasil na TV Globo igualou o recorde de audiência da categoria na televisão brasileira em 2019 – marcou o mesmo que a prova na Hungria, em agosto.

Em São Paulo, palco da prova, foram 13 pontos de audiência — cada ponto equivale a 73.015 domicílios com TV e 200.766 pessoas na aferição determinada por este ano —, e 26,6% de participação (share). 

A emoção dos giros finais da prova, porém, fez diferença: a última volta, que viu a batalha entre Pierre Gasly e Lewis Hamilton pelo segundo lugar, atrás de Max Verstappen, teve pico de 16,3 pontos.

Outro ponto positivo além do recorde foi o aumento em relação aos programas de domingo no canal: o GP recebeu do PopStar em 9,5 pontos e alavancou em quase quatro. Em relação ao Domingão do Faustão, que sucedeu a prova, viu a participação também ser maior, já que o dominical teve 24,9% de todas as TVs sintonizadas.

Reginaldo Leme, Galvão Bueno e Luciano Burti na transmissão do GP do Brasil 2019 Foto Reprodução/TV Globo)
Paddockast # 42
QUEM É VOCÊ NO GP DO BRASIL?

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Mas em comparação com anos anteriores, houve queda. Historicamente, o GP do Brasil só bateu os de 2013 e 2015, que marcaram 12,7 pontos. 2018 também viu audiência maior na prova vencida por Lewis Hamilton: 13,5 pontos na capital paulista.

Galvão Bueno, Reginaldo Leme e Luciano Burti comandaram uma transmissão em um feriado prolongado, porém — na última sexta-feira, 15 de novembro, foi comemorada a Proclamação da República e há um outro feriado no dia 20, o da Consciência Negra —, o que pode ter afetado negativamente a audiência.  

A Fórmula 1 volta em duas semanas, com o encerramento da temporada em Abu Dhabi. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.