F1 volta atrás e decide manter uso dos cobertores de pneus em 2021

A F1 decidiu que vai seguir utilizando os cobertores de pneus em 2021. Havia a intenção de eliminar o uso por conta da contenção de gastos, mas a Pirelli entende que a manutenção do recurso vai ajudar na transição para rodas maiores

A Fórmula 1 voltou atrás quanto à medida de proibir as mantas de aquecimento de pneus em 2021, quando as rodas terão 18 polegadas. Apesar da decisão, a ideia ainda é que o recurso seja eliminado gradativamente. 
 
O objetivo de anular o uso das mantas foi uma questão fundamental desde o anúncio da introdução das rodas maiores, mas a Pirelli, a fornecedora única de pneus, vem pressionando nas últimas semanas para que a categoria mantenha o elemento, para seja mais fácil a transição para o novo tamanho das rodas, além de todo o desenvolvimento.
O novo pneu da F1, novidade para a temporada 2021 (Foto: Pirelli)
Em geral, as equipes também são a favor de seguir usando os cobertores, uma vez que trabalhar com a ausência do recurso demanda um enorme desafio em termos de design dos carros. "Como se sabe, em 2021, a F1 terá grandes mudanças. Teremos um novo carro, um novo pacote aerodinâmico, novos pneus, novo tamanho. A ideia é que haja uma transição até que se elimine os cobertores, mas só depois de um certo período", revelou Mario Isola, chefe da Pirelli, em declaração ao site americano 'Motorsport.com'.
 
"Portanto, em 2021, manteremos as mantas como referência e, passo a passo, vamos tentar seguir em uma direção que seja possível dispensá-las. Não lembro de nenhuma oposição forte quando falamos. A conversa foi bastante clara e transparente, analisando os prós e os contras e, concordamos que é vantajoso para o campeonato seguir assim e ter essa transição", completou.
 
A desvantagem para as equipes está nos custos, uma vez que terão de adquirir mantas para os novos tamanhos dos pneus.
 

A programação do GP do Japão vai ser retomada em Suzuka às 10h de domingo (22h de sábado no horário de Brasília) com a disputa do treino classificatório. A largada da 17ª etapa da temporada 2019 está marcada para 2h10 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
 

Paddockast #37
GRANDES RIVALIDADES INTERNAS 

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube