Falhas nos pneus nos treinos livres foram causadas por detritos, diz Pirelli. Pilotos não se convencem

Diretor-esportivo da Pirelli, Paul Hembery falou que os problemas apresentados pelos pneus de Sebastian Vettel e Fernando Alonso ocorreram devido a detritos na pista

Os pilotos não ficaram contentes com a explicação dada pela Pirelli para os problemas apresentados por pneus montados nos carros de Sebastian Vettel e Fernando Alonso, nesta sexta-feira (23), em Spa-Francorchamps.

A fabricante italiana veio a público após os treinos livres para dizer que detritos na pista belga causaram os furos. “100% de certeza, não há duvida quanto a isso”, afirmou Paul Hembery, diretor-esportivo da marca.

“Parece que, na Red Bull, tinha algo colado na superfície do pneu que, de repente, rasgou através da superfície. Na Ferrari, há dois buracos claros no topo do pneu. Então precisamos olhar a pista e ver o que há entre as curvas 13 e 15”, esclareceu o dirigente.

Vettel encerrou sua participação nos treinos livres um pouco mais cedo por causa do problema no pneu. Mesmo assim, liderou (Foto: Getty Images)

Essa justificativa, já dada pela marca em outras oportunidades, não parece mais convencer aos pilotos.

Em Silverstone, onde a Pirelli foi protagonista graças a quatro estouros de pneus durante o GP da Inglaterra, pilotos e equipes se mostraram bem preocupados com uma repetição da situação no GP da Bélgica. Por isso, com o aval da FIA e das equipes, a fornecedora desenvolveu novos pneus, mesclando o composto da borracha de 2013 com a construção usada até 2012, baseada em uma cinta de kevlar.

Os incidentes desta sexta ligaram novamente o sinal de alerta. “Precisamos de respostas e ‘detritos’ não é a resposta”, criticou o australiano Mark Webber, da Red Bull.

Um piloto não-identificado pela revista inglesa ‘Autosport’ disse que os competidores deixaram a decisão nas mãos do delegado de segurança da FIA, Charlie Whiting. “Precisamos confiar nele”, falou.

Nesta noite, Whiting vai conduzir uma inspeção na pista de Spa-Francorchamps para tentar identificar o que pode ter causado os problemas constatados durante os treinos livres.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.