Faltava Albon: grid inteiro da Fórmula 1 chega ao Q3 ao menos uma vez em 2022

Alexander Albon garantiu primeiro Q3 na classificação do GP da Bélgica, e agora todos os 20 pilotos do grid já alcançaram a última fase da qualificatória ao menos uma vez em 2022

F1 2022 AO VIVO: SAINZ HERDA POLE DO GP DA BÉLGICA. VERSTAPPEN É MAIS RÁPIDO | Briefing

A ida de Alexander Albon ao Q3 da classificação para o GP da Bélgica, realizada neste sábado (27), não garantiu apenas o melhor resultado do piloto na temporada 2022 da Fórmula 1. O tailandês era o único entre os 20 presentes no grid a nunca ter ido à última fase da qualificatória, e a marca foi quebrada em Spa — agora, todos os pilotos do grid já participaram do Q3 ao menos uma vez em 2022.

Até mesmo o companheiro de Albon na Williams, Nicholas Latifi, já havia conseguido uma ida à terceira fase da classificação na Inglaterra. O canadense é o único que ainda não conseguiu sequer um ponto no campeonato, enquanto Alex já garantiu os três da equipe britânica.

Relacionadas


Agora, o retrospecto de Albon nas classificações de 2022 tem uma ida ao Q3, quatro eliminações no Q2 e nove no Q1. Em comparação a seu companheiro de equipe, já que são os dois pilotos com o pior carro do grid, Latifi já havia ido ao Q3 uma vez antes da Bélgica, mas não tem uma trajetória equilibrada: caiu no Q1 em todas as outras 13 etapas.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Alexander Albon completou lista, e agora o grid inteiro já marcou presença no Q3 este ano (Foto: Williams)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Os recordistas de participações no Q3 são Max Verstappen e Carlos Sainz, que não caíram nas fases anteriores em nenhuma das 14 corridas. Charles Leclerc, por outro lado, tem uma queda no Q2 — no Canadá, quando também havia trocado a unidade de potência e nem sequer saiu da garagem — e soma 13. As Mercedes aparecem logo atrás com 12, empatadas com Fernando Alonso.

Além de Albon e Latifi, apenas um outro piloto tem um único Q3 na temporada: Lance Stroll, que já viu Sebastian Vettel — seu companheiro na Aston Martin até o fim de 2022 — chegar três vezes.

Com a sequência de punições a sete pilotos por trocas nos motores — Valtteri Bottas, Max Verstappen, Charles Leclerc, Esteban Ocon, Lando Norris, Guanyu Zhou e Mick Schumacher —, Albon ainda ganhou mais quatro posições no grid de largada e vai iniciar o GP da Bélgica na sexta colocação.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Bélgica de Fórmula 1. No domingo, a largada está marcada para as 10h [de Brasília, GMT-3].

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.