Famoso por briga com Piquet, Salazar estreia como piloto-comissário no GP da Bélgica

Eliseo Salazar foi convidado pela FIA para ocupar a cadeira dos comissários que é reservada para um piloto. A aparição no GP da Bélgica será a sua primeira na função

Tem estreia no GP da Bélgica, mas não é na pista, e sim na torre de controle. O chileno Eliseo Salazar se juntará aos representantes da FIA como piloto-comissário na 12ª etapa da temporada de 2012 do Mundial.

Desde que foi instituída a função, em 2010, o comissário dos dois GPs da Bélgica realizados foi Nigel Mansell. Neste ano, o inglês já foi o convidado em Mônaco e na Inglaterra. Outros pilotos que passaram pelo posto em 2012 foram Emanuele Pirro, Tom Kristensen, Martin Donelly, Danny Sullivan, Derek Warwick e Johnny Herbert.

Eliseo Salazar participou de algumas provas de rali, recentemente (Foto: Facebook/Mini Portugal)

Salazar defendeu as equipes March, Ensign, ATS e RAM entre 1981 e 1983 na F1. Seu melhor resultado foi um quinto lugar no GP de San Marino de 1982, em Ímola, prova vencida por Didier Pironi. Salazar ficou eternizado, porém, no GP da Alemanha daquele mesmo ano, quando tirou Nelson Piquet da liderança da prova, o que não deixou o brasileiro nada contente.

Fora da F1, Salazar participou de provas da Indy e do WRC, além de ter competido em duas corridas tradicionalíssimas, o Dakar e as 24 Horas de Le Mans. Em 2000, Salazar subiu ao pódio nas 500 Milhas de Indianápolis, após terminar em terceiro lugar com um carro da equipe de A.J. Foyt.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.