Fazer Hamilton brilhar e desenvolver SF-25: 5 desafios da Ferrari na F1 2025
Ainda que todos os detalhes ainda não sejam fáceis de entender, já foi possível notar que a SF-25 traz um novo conceito para a Ferrari na F1 2025. E desenvolver esse carro vai ser tão importante quanto manter Lewis Hamilton confiante de que pode, sim, já voltar a ser campeão
A Ferrari fez a festa da torcida italiana e levou a novíssima SF-25 para as primeiras voltas em público em Fiorano. O shakedown do carro vermelho da temporada 2025 da F1 trouxe a confirmação de que há, sim, importantes mexidas no bólido e que também há muita confiança nas garagens da escuderia.
Como tem acontecido em todo evento envolvendo a F1 e a Ferrari neste ano, Lewis Hamilton foi o centro das atenções. E vai seguir sendo daqui para frente a menos que Charles Leclerc consiga tirar completamente os holofotes do novo companheiro. Agora, resta ao time fazer com que Lewis e Charles sigam motivados.
E não vai ser tão simples quanto parece. Quer dizer, ambos parecem bem famintos, o sentimento na Ferrari é claro de que precisa quebrar o jejum de títulos, mas um eventual início lento de trabalho pode virar legal o clima por lá.
Tudo isso faz com que a equipe italiana seja ainda mais fascinante que o normal neste campeonato que se inicia na Austrália. E o GRANDE PRÊMIO separou cinco desafios para a Ferrari na F1 2025:

Atingir as expectativas de Hamilton desde o começo do ano
Hamilton foi para a Ferrari pelo glamour, pelo fato histórico de ter o piloto mais vencedor na equipe mais icônica, tudo isso, mas também para voltar a ser campeão. Aliás, mas muito para voltar a ser campeão.
Lewis chegou recentemente no clube dos 40 anos e, obviamente, já entrou na fase derradeira da carreira. Não foi ontem, inclusive, que o inglês chegou a falar abertamente em se aposentar num futuro breve. Isso deve estar chegando, infelizmente.
Assim, Hamilton está na F1 para ser campeão e porque acredita que ainda pode chegar lá pela oitava vez. Mais do que isso, sentiu na SF-25 e no time italiano a confiança necessária para seguir sonhando. E se isso se quebrar seria devastador. Ninguém quer ver aquela versão desmotivada de Lewis na Ferrari.

Desenvolver a SF-25 com as novas características do carro
A pré-temporada vai ser crucial para entender direitinho o que é a SF-25, mas o que se fala na Ferrari é de um carro novo de verdade e não uma mera continuação do projeto do ano passado. As primeiras imagens vão mesmo nessa direção, do sistema de suspensão seguindo a McLaren até as mexidas importantes em sidepod, assoalho e outros pontos aerodinâmicos.
A verdade é que a Ferrari tinha, sim, um carro competitivo em 2024, mas perdeu pontos valiosos porque os pneus não responderam da melhor forma. O problema crônico do desgaste excessivo até melhorou, mas aí os compostos demoravam a aquecer e teimavam para entrar na janela correta de performance. Em geral, quase tudo que o time mexeu no projeto novo tem a ver com o melhor entendimento dos compostos, de uma vez por todas.
Também manter Leclerc motivado e a paz interna na equipe
É crucial na equação do sucesso da Ferrari que Leclerc esteja satisfeito e em harmonia com Hamilton. O nome dele demorou a ser efetivamente citado aqui no texto porque a realidade é essa: Lewis é o novo dono do pedaço. Mas Charles não pode aceitar passivamente.
O monegasco não parece estar curtindo tanto a nova parceria, ainda que não deixe isso transparecer publicamente. É importante que o faça, então, dentro das pistas, com resultados fortes, aquelas classificações impressionantes que é capaz de fazer.
Leclerc precisa seguir acreditando que pode ser campeão e, para isso, vai ter de bater Hamilton. É uma corda bamba, entre a paz na equipe e os dois pilotos motivados. A F1 é assim e ter uma dupla forte tem suas consequências.

Aproveitar o ano, é um momento histórico e que precisa ser tratado como tal
É claro que os resultados são importantes, mas a Ferrari precisa entender que há também algo muito grande fora das pistas a ser feito. Os italianos têm de explorar ao máximo o momento, como estão fazendo, inclusive.
Tudo que envolve Hamilton e Ferrari é um incrível propulsor financeiro, de repercussão, de likes, enfim, do que quiser. Definitivamente, essa relação não pode ficar só dentro da pista.
Buscar o título. Não há mais como a Ferrari adiar isso
Aqui não tem conversa também: a Ferrari precisa ir lá e buscar esse título. O jejum é muito grande, a década é do ‘quase’ e isso vai ter de mudar. Com Hamilton, a responsabilidade fica ainda maior. Vem o octa? Talvez, mas se não chegar, tem de vir a 17ª estrela do Mundial de Construtores. 17 anos é muita coisa para um time do tamanho da Ferrari.
O investimento é para isso, a manutenção de Leclerc, a chegada de Hamilton, a própria chefia consolidada de Frédéric Vasseur e todo o grupo montado ao redor do experiente dirigente. Chegou a hora, não dá mais para adiar.
A Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, entre os dias 14 e 16 de março.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GRANDE PRÊMIO chega à TV após inovar com programas que viraram referência

