Drugovich vê TL1 “muito positivo” no México apesar do 18º lugar: “Trabalho bem feito”

Felipe Drugovich destacou ter andado pela primeira vez com o AMR24, o que ajudará a ter novos parâmetros ao simulador da Aston Martin

Substituindo Fernando Alonso durante o TL1 do GP da Cidade do México de Fórmula 1, Felipe Drugovich destacou ter feito um bom trabalho, cumprido a programação da Aston Martin durante a sessão, na qual terminou em 18º, com 1min19s819. Ele foi 1s821 mais lento que George Russell, o mais rápido, e 0s219 atrás de Lance Stroll, que ficou em 16º.

“Foi muito bom [o trabalho no TL1]. Considerando as bandeiras vermelhas e todo o caos que foi essa semana inteira, acho que foi bom. O trabalho que era para ser feito por aqui, fiz bem feito. A gente teve umas duas voltas com pneu duro, que serviu mais para me habituar um pouco mais com o carro. Depois, duas voltas com pneu macio, que todo mundo sabe que só dura uma volta”, disse Drugovich ao Bandsports.

“Na primeira volta, tive bastante trânsito, então perdi muito tempo no último setor, mas esse não foi o intuito da sessão, era mais… guiar mais uma vez um F1. Acho que é sempre um prazer, sei lá com que carro foi. Estou feliz com a sessão, acho que o resultado é muito dependente do programa da equipe, tudo que a gente pode fazer, mas estou feliz com o trabalho”, completou.

Durante a volta mais rápida que fez no TL1 no México, Drugovich acabou atrapalhado por Oscar Piastri no setor final da pista, bem na entrada do estádio. No entanto, o brasileiro ressaltou o fato de ter acelerado pela primeira vez no AMR24, o que trará novos parâmetros ao simulador da equipe, além de contribuir para as próximas temporadas da Aston Martin — o brasileiro admitiu que o foco do time já está no futuro, quando terá a chegada de Adrian Newey ao corpo técnico.

Felipe Drugovich (Foto: Aston Martin)

“Sim, se você colocar os setores das minhas duas voltas juntos, acho que pulo umas três, quatro posições aí, o que é muito bom, é muito positivo. Mesmo com quatro voltas para aprender a pista, pois nunca tinha andado aqui, então é completamente tudo novo para mim. Nunca tinha acelerado nesse carro também, primeira vez com o carro de 2024, que não parece, mas é bem diferente do AMR23. Estou muito feliz, acho que não é sempre que ando de Formula 1, fico feliz de qualquer jeito. Queria agradecer a toda a equipe e todo mundo que apoiou no Brasil também, obrigado”, falou Drugovich.

“Acho que é passar as informações para a equipe e também saber as informações do carro, ver como é que ele é, que daí consigo realmente replicar isso no simulador. É uma coisa que, logicamente, os outros pilotos já fazem, mas também tento ajudar. Andando pela primeira vez no carro, vai ser ainda melhor, mas acho que a gente conseguiu ainda ter algumas duas saídas no começo, com aquelas grelhas atrás do carro, que é basicamente para você obter várias informações do fluxo de ar durante toda a jornada do carro, então acho que foi muito bom, foi positivo. Isso é muito positivo para a equipe para o futuro, porque agora todos aqui já estão focando no carro para o futuro”, prosseguiu.

Andando pela primeira vez no autódromo Hermanos Rodríguez, Drugovich também ressaltou as dificuldades da pista, bem como da altitude — a capital mexicana está localizada a mais de 2.200 m, sendo o palco mais alto do calendário da Fórmula 1.

“Se você comparar com outra pista ao nível do mar, é muito menos aderência, muito mais complicado de aprender a pista também. Além de pouca aderência, a pista muda muito durante a sessão, porque é o único evento que se tem durante o ano inteiro aqui, então a pista melhora muito durante o final de semana. Isso é complicado no começo, mas acho que de, qualquer forma, é parte do aprendizado também,coisa que eu vou ter de focar no futuro”, encerrou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Cidade do Méxicono Autódromo Hermanos Rodríguez, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. Logo mais, às 19h (de Brasília, GMT-3), acontece a segunda sessão do dia. No sábado (26), o treino livre 3 será às 14h30, ao passo que a classificação acontece às 18h. No domingo (27), a largada está marcada para as 17h.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉMGlobo ignora garantia da Band e mantém confiança de que vai fechar com F1 para 2025

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.