Feliz com evolução da Ferrari em relação a Suzuka, Alonso aposta em ritmo de corrida na Coreia do Sul

Fernando Alonso garantiu um bom quarto lugar no grid de largada do GP da Coreia do Sul, em Yeongam. A esperança do espanhol em conquistar um bom resultado está no ritmo de corrida competitivo da F2012 no circuito sul-coreano

Com extrema satisfação e também com uma ponta de surpresa foi que Fernando Alonso analisou o resultado obtido pela Ferrari na classificação do GP da Coreia do Sul, neste sábado (13), em Yeongam. A surpresa está justamente porque, há uma semana, em Suzuka, a F2012 não mostrou o mesmo bom rendimento na definição do grid de largada. Sete dias depois, a Ferrari se mostrou mais competitiva e próxima das grandes rivais, Red Bull e McLaren.

Alonso garantiu o quarto melhor tempo do Q3 ao anotar 1min37s534, tempo apenas 0s292 mais lento em relação ao do pole, Mark Webber, da dominante Red Bull. Disposto a encarar a tarefa hercúlea de se manter na liderança do Mundial de Pilotos, Fernando acredita que o bom ritmo de corrida mostrado pela Ferrari na pista, além do trabalho em conjunto da equipe de Maranello, poderá lhe proporcionar mais uma boa prova na temporada.

Alonso acredita que a Ferrari tem condições de lutar com a Red Bull no GP da Coreia (Foto: Shell/Getty Images)

Fazendo uma análise do que foi a sessão classificatória em Yeongam, Alonso não escondeu a satisfação, principalmente em comparação com o fim de semana passado, no Japão. “Acho que foi bom e, no fim das contas, estamos em uma posição melhor do que em Suzuka, há sete dias, e nós temos de ficar mais ou menos felizes”, comentou o bicampeão do mundo, demonstrando certa surpresa por estar mais próximo dos líderes.

“Estava pensando que seria um pouco mais complicado, para ser sincero, porque nós fomos sexto e 11º em Suzuka, temos exatamente o mesmo carro e fomos quarto e sexto aqui, então isso é um pouco melhor”, explicou Fernando, feliz com o resultado, mas, ao mesmo tempo, com pé no chão em relação à corrida. “Parece que estamos um pouco mais competitivos, também em longas distâncias, como ontem. Um pouco mais confiante para a corrida de amanhã, mas nós sabemos que será difícil.”

No entanto, apesar da tradicional cautela com que costuma abordar o fim de semana, Alonso acredita que o bom ritmo de corrida da F2012 poderá lhe ajudar muito na jornada de domingo na Coreia do Sul. “O domingo normalmente é um pouco melhor para nós. O sábado exige muita performance dos carros e, obviamente, estamos lutando com um carro que ficou na ponta durante todo o fim de semana, primeiro no Q1, primeiro no Q2 e primeiro e segundo no Q3”, afirmou Fernando, citando, obviamente, o poderio dos carros da Red Bull de Sebastian Vettel e Mark Webber.

Em tom de desafio, Alonso disse que a Ferrari tem totais condições de bater a Red Bull na Coreia do Sul. Vale lembrar que foi Fernando o primeiro vencedor da história de Yeongam como circuito da F1. “Então eles têm um carro forte, não temos as mesmas armas que eles, mas nós temos uma equipe. Na corrida há a largada, há a estratégia, há a gestão dos pneus, enfim, e, neste aspecto, acho que nós somos fortes”, encerrou o líder da temporada.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.