Feliz por Ricciardo, chefe da Red Bull fala em sabor ‘agridoce’ por Verstappen em último: “Deveria estar na primeira fila”

A Red Bull tinha tudo para sacramentar o domínio exibido em todo o fim de semana com a conquista das duas primeiras posições do grid de largada do GP de Mônaco. Mas a batida sofrida por Max Verstappen no terceiro treino livre levou a equipe de Milton Keynes a fazer a troca de câmbio. No fim, não houve tempo para colocar o holandês na pista. Christian Horner foi da felicidade com Daniel Ricciardo à frustração com o revés do seu jovem pupilo

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Na esteira de um fim de semana mais do que especial por marcar a 250ª corrida pelo Mundial de F1, a Red Bull exerceu um domínio perante as rivais como jamais se viu desde o começo da nova ‘Era Turbo’, a partir de 2014. Daniel Ricciardo foi avassalador nos treinos livres em Mônaco confirmou a performance na sessão classificatória deste sábado (26) com uma pole conquistada com muita autoridade. Max Verstappen vinha no mesmo ritmo do companheiro de equipe e tinha totais condições de lutar pela pole, ou, na pior das hipóteses, estar na primeira fila. Mas o acidente no terceiro treino livre colocou tudo a perder.

 
Assim, a Red Bull vai ter um domingo de extremos com Ricciardo largando na frente e Max Verstappen, que sequer conseguiu sair para fazer a classificação — em razão de a Red Bull ter feito a troca do câmbio, avariado após a pancada no S da Piscina —, em último lugar. O sentimento de Christian Horner, chefe da Red Bull, não poderia ser mais contrastante. 
 
“Daniel esteve no topo durante todo o fim de semana: ele foi o mais rápido em todo treino livre, em toda fase da classificação e ele entregou duas voltas excelentes que entregaram a pole. Ele fez um trabalho incrível”, comemorou o dirigente britânico, que, ao mesmo tempo, não conseguiu esconder a decepção por conta da posição de Verstappen no grid.
Christian Horner e o contraste de ter um piloto na pole e outro em útimo no grid em Mônaco (Foto: Mark Thompson/Getty Images)
“Parece um pouco agridoce. Nós estamos felizes com a pole, mas nós deveríamos estar com os dois carros lá. É frustrante que, com um carro tão rápido, não ter os dois na primeira fila do grid”, comentou.
 
O chefe taurino exaltou todo o trabalho feito pela equipe, que uniu os mecânicos dos carros de Ricciardo para ajudar a montar o câmbio no #33 de Verstappen para permitir ao holandês marcar tempo. Max, porém, não conseguiu deixar os boxes para fazer ao menos o Q1.
 
“O carro de Max foi ligado, e então nós vimos um vazamento de óleo no câmbio, o que estava escondido de nós. Eles tentaram o melhor e fizeram a troca de câmbio, o que resultou numa punição de cinco posições, mas eu tenho de dizer que as tripulações dos dois carros fizeram tudo o que foi possível para fazer acontecer. Hoje, infelizmente, não foi possível”, lamentou Horner.
 
Horner evitou criticar abertamente seu pupilo, mas disse que a maior punição pelo erro cometido no terceiro treino é justamente o fato de largar no fim do grid em uma pista que não permite erros e quase não oferece lugar para ultrapassar.
 
“Esse lugar aqui morde forte se você abusa dele. Max é um piloto muito rápido, sabemos disso, e neste fim de semana ele tem um grande carro. Ninguém vai estar mais frustrado do que ele. Ele deveria estar lutando pela primeira fila hoje. Não é mais brutal que a lição que ele acabou de ter."

"Ele precisa aprender com isso e parar de cometer estes erros. Ele sabe disso mais do que ninguém", concluiu.

 
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL todo o fim de semana do GP de Mônaco, sexta etapa da temporada 2018 do Mundial de F1.
TEM LENHA PRA QUEIMAR

CASTRONEVES SENTE FALTA DA INDY E MERECE ESTAR NO GRID

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.