Alonso aceita ‘pancada’ e elogia direção de prova por últimos GPs: “Foi bem novamente”

Fernando Alonso saiu em defesa da direção de prova da FIA para a Fórmula 1, comandada por Niels Wittich, pelas atuações nos Países Baixos e na Itália

Há um ano, Fernando Alonso estava à frente de reclamações sistemáticas sobre as ações da direção de prova da Fórmula 1. Agora, entretanto, a situação é diferente: o bicampeão mundial está satisfeito com a maneira como as coisas foram conduzidas, sobretudo nas duas corridas pós-férias: GPs dos Países Baixos e da Itália. Ainda que tenha sobrado até para ele.

Na classificação em Monza, Alonso teve uma das voltas rápidas que anotou no Q3 cancelada por passar além dos limites da pista na segunda perna da Lesmo. Terminou somente com a décima posição do grid. Mas achou que a atitude foi acerta.

Relacionadas


“Sempre é a mesma regra. Não dá para mudar as regras de semana para semana: sempre é a linha branca. Eu passei um pouquinho fora naquele trecho, então aceito. Está tudo bem”, afirmou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Fernando Alonso aceitou bem a pancada que recebeu na classificação da Itália (Foto: Aston Martin)

E foi além: elogiou as ações mais importantes e o momento em que foram tomadas nas últimas etapas. Houve a interrupção da corrida após uma pancada de chuva torrencial na prova da Holanda, ao passo que, ao notar o corre-corre por vácuo na Itália, a direção de prova instituiu o tempo máximo de volta para a tomada de tempos.

“Além disso, a FIA foi bem novamente, porque nós sempre culpamos a FIA quando ela faz as coisas de maneira errada. Em Zandvoort, o timing para o safety-car, as bandeiras vermelhas e tudo mais, foi acertado”, opinou.

“Em Monza, depois da F3 e F2, implementaram a regra do tempo máximo [de volta], como tinham feito há alguns anos. Acho que funcionou bem na classificação. Ainda havia questões de tráfego, mas muito menos do que haveria sem as regras. Como eu disse, acertaram. Temos de dizer isso também”, continuou.

Fórmula 1 retorna nesta semana, nos dias 15, 16 e 17 de setembro, com o GP de Singapura, 15ª etapa da temporada 2023.

F1 em SINGAPURA + Xenofobia de MARKO + E a ANDRETTI? | Paddock GP #346
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.