Alonso cita DRS em SP e diz que duelo contra Schumacher em Ímola 2005 “foi mais fácil”

Fernando Alonso explicou aos jornalistas após o GP de São Paulo que em 2005, quando venceu uma disputa épica contra Michael Schumacher, o gerenciamento de pneus também era diferente

Fernando Alonso teve uma das melhores performances individuais de um piloto na temporada 2023 no final do GP de São Paulo, realizado no último domingo (5). Mas a vitória particular sobre Sergio Pérez na briga pelo terceiro posto teria sido muito diferente sem o DRS, tanto que, na opinião do bicampeão, a icônica vitória no GP de San Marino de 2005 “foi mais fácil”.

Na ocasião, Alonso conseguiu se defender de Michael Schumacher nas voltas finais dando um show de pilotagem. A Ferrari do alemão rendia mais por conta da temperatura mais amena em Ímola, favorável aos pneus Bridgestone, enquanto os Michelin do asturiano preferiam o clima mais quente, só que Schumacher teve de se contentar com o segundo lugar.

Relacionadas


A vitória em San Marino é considerada um dos pontos altos da carreira de Alonso, porém o veterano reconheceu que foi muito mais fácil manter o heptacampeão atrás até a bandeirada. “Foi mais fácil em 2005 porque não tinha DRS. Agora, com o DRS, é um pouco diferente, você tem de jogar as coisas de uma maneira um pouco diferente”, explicou.

“E o gerenciamento de pneus também era muito diferente naquela época, quando era possível forçar o ritmo até o fim”, seguiu, voltando a falar sobre a necessidade da asa móvel nas disputas atuais. “Se em 2005 você perdesse posição, era tchau, não dava para se recuperar, e aqui [em São Paulo] tive outra chance.”

Alonso e Pérez completaram a corrida colados em SP (Foto: reprodução/F1 TV)

“[O DRS] foi introduzido para proporcionar um show um pouco melhor, e [este] é um bom exemplo, pois você é ultrapassado a duas voltas do fim e tem outra chance, especialmente aqui no Brasil”, completou Alonso, que ainda aproveitou para elogiar o traçado de Interlagos. Para o representante da Aston Martin, o circuito brasileiro foi outro fator determinante que o ajudou na briga contra Pérez.

“Quando acontece uma ultrapassagem na curva 1, há uma forte possibilidade de se conseguir recuperar a posição na curva 4. É por isso que sempre vemos algumas batalhas muito legais nas corridas em Interlagos. Foi um fim de semana espetacular, como sempre no Brasil”, celebrou.

“Às vezes é o clima que proporciona esse grande show, mas acho que vimos corridas incríveis neste fim de semana mesmo sem chuva. Portanto, há algo nesta pista que sempre oferece uma chance perfeita para a Fórmula 1 brilhar”, encerrou Alonso.

Fórmula 1 agora volta em duas semanas, entre os dias 17 e 19 de novembro, com o tão esperado GP de Las Vegas.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.