Alonso condena ataques à comissária da FIA responsável por punição nos EUA: “Inaceitável”
Silvia Bellot foi uma das comissárias responsáveis por aplicar a punição que fez Fernando Alonso perder o sétimo lugar no GP dos Estados Unidos. O espanhol recuperou o resultado após a Alpine recorrer da decisão
Fernando Alonso usou as redes sociais nesta sexta-feira (28) para condenar os recentes ataques sofridos pela comissária da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Silvia Bellot. A espanhola foi uma das responsáveis pela punição aplicada ao piloto no GP dos Estados Unidos e que o fez perder o sétimo lugar na corrida.
Na prova americana, após bater forte em Lance Stroll, Alonso conseguiu se manter na corrida, mas ficou com algumas avarias no carro — entre elas, o retrovisor direito, que ficou pendurado até cair por completo na pista. A Haas, que já havia visto Kevin Magnussen receber bandeira preta e laranja (que obriga o piloto a parar nos boxes quando alguma parte do carro está solta, podendo causar uma situação de perigo) algumas vezes na temporada, avisou à direção de prova sobre o carro de Alonso, mas o protesto oficial veio 24 minutos após o prazo final.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Mesmo assim, a FIA aceitou a reivindicação do time americano e puniu Alonso em 30s, fazendo o espanhol cair para 15º. A Alpine decidiu recorrer, alegando mais uma vez que o protesto era ilegítimo por causa do prazo e, dessa vez, ganhou a causa, em decisão que veio ontem à noite.
Assim que saiu o resultado, Bellot começou a sofrer uma série de ataques nas redes sociais. Além dela, outros três homens, Garry Connelly, Dennis Dean e Enrique Bernoldi também estavam na mesma posição em Austin no controle da corrida.
“Condeno energicamente os recentes abusos nas redes sofridos pela comissária de corrida da FIA, Silvia Bellot”, escreveu Alonso. “Esse tipo de comportamento é inaceitável tanto no esporte quanto na sociedade. Mais quando esses comentários são dirigidos a voluntários do nosso esporte e funcionários”, continuou o bicampeão.
“Continuarei apoiando a FIA e a Fórmula 1 em seus esforços de seguir na direção certa. Faço uma apelo a todos para fazerem o mesmo”, finalizou Alonso.
Com a vitória da Alpine, o espanhol de 41 anos voltou ao sétimo posto do GP dos Estados Unidos, recuperando, com isso, os seis pontos conquistados.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.