Alonso elogia “grande progresso” e vê Bortoleto “piloto 100% completo” no futuro
Empresário de Gabriel Bortoleto, Fernando Alonso citou as principais qualidades do brasileiro e até avaliou a postura adotada pelo pupilo durante a rodada do Catar da Fórmula 2
Um dos grandes responsáveis por cuidar da carreira de Gabriel Bortoleto e colocá-lo no grid da Fórmula 1 para a temporada 2025 com a Sauber/Audi, Fernando Alonso rasgou elogios ao brasileiro e destacou o progresso que o pupilo fez ao longo dos últimos anos. De acordo com o espanhol, não há dúvidas de que o paulista, se continuar trabalhando da mesma forma, será um piloto “100% completo” no futuro.
Depois de surpreender na Fórmula 3 e se envolver na briga pelo título da Fórmula 2 logo na temporada de estreia, o atual líder da competição rapidamente chamou atenção das equipes da categoria principal do automobilismo. Após meses de especulações, acabou sendo a escolha de Mattia Binotto para ocupar a posição que atualmente pertence a Valtteri Bottas no time de Hinwil, tornando-se o primeiro representante do Brasil na classe rainha desde Felipe Massa, em 2017.
“Acho que Gabriel, além do talento e da velocidade, a primeira coisa que me surpreendeu foi o seu trabalho. É um menino humilde, uma pessoa trabalhadora, transparente, sincera”, disse Alonso durante as entrevistas desta quinta-feira (5) em Abu Dhabi, palco da última etapa da F1 em 2024.
“Acho que as novas gerações, que vivem em um mundo artificial, que acham que tudo é fácil… ele sempre se destacou porque não acha que tudo é fácil. Pelo contrário, acha que as coisas são difíceis e que devemos melhorar sempre para alcançar o objetivo. Então, aquela contínua melhora que Gabriel busca em tudo, sempre tentando ser melhor que ontem, é uma das grandes qualidades que ele tem e que vai ajudá-lo muito na F1”, continuou.
LEIA TAMBÉM: Russell ataca Verstappen: “Disse que ia jogar a porra da minha cabeça no muro no Catar”
Ao avaliar a corrida da F2 no Catar, realizada no último domingo (1º), Fernando fez questão de elogiar a postura de Bortoleto mesmo após receber uma punição de 5s por ter atravessado a linha branca da entrada do pit-lane durante o período de safety-car virtual. Embora tenha recebido a bandeira quadriculada em primeiro, o brasileiro caiu para o terceiro lugar, ficando atrás de Paul Aron, que venceu a prova, e Isack Hadjar, principal adversário na briga pelo título.
“Sempre temos de melhorar. E isso é algo que ele sabe. Por exemplo: há dois anos, ele sempre ficava muito frustrado quando as coisas não davam certo. Agora, no Catar, ele teve muito azar com os safety-cars, a punição, com tudo… mas lidou com a situação muito melhor do que há dois anos”, observou.
“O Gabriel de dois anos atrás teria sofrido um acidente ou respondido de forma muito mais agressiva com os outros pilotos. Ele teria tido mais problemas. Mas agora ele manteve a calma, venceu a corrida e quase terminou 5s à frente de Hadjar. É um grande progresso. Se continuar assim, no futuro será um piloto 100% completo”, completou Alonso.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi, em Yas Marina, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no YouTube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. Na sexta-feira (6), o treino livre 1 está marcado para as 6h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a segunda sessão acontece às 10h. No sábado (7), os pilotos retornam para o terceiro e último treino livre às 7h30, ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, a largada da corrida em Abu Dhabi será no domingo (8), às 10h.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.