Alonso explica razão por carro “difícil de guiar” da Aston Martin: “Eixos eram desconexos”
Fernando Alonso revelou que eixos dianteiro e traseiro trabalhavam de maneira distintas no AMR24, carro que disputou a temporada 2024 da F1
Fernando Alonso desembarcou na Aston Martin para a temporada 2023 da Fórmula 1 com o sonho de conquistar a 33ª vitória e o terceiro título mundial. O início do último ano alimentou ainda mais as ambições do espanhol, mas sofreu um duro golpe, ao menos, em 2024: o bicampeão recebeu um carro “difícil de guiar” das mãos da Aston Martin e ficou bem distante de qualquer um desses alvos.
Em entrevista ao Chequered Flag, podcast da rede britânica BBC, Alonso revelou o grande problema que o AMR24 teve neste ano: os eixos dianteiro e traseiro não funcionavam na mesma sintonia, sendo que cada um operava de maneira distinta — algo que fazia a pilotagem ser uma verdadeira luta para o espanhol.
“O carro era desconexo. Os eixos dianteiro e traseiro não trabalhavam ao mesmo tempo e na mesma fase da curva. Na entrada da curva, um eixo funcionava. No meio, era outro. Acho que os eixos faziam coisas opostas”, disse Alonso.
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“Durante uma volta e por diferentes curvas, os eixos faziam coisas diferentes, como se um não falasse com o outro. O carro era bem difícil de guiar”, completou.
Em 2023, Fernando Alonso conquistou oito pódios e terminou o campeonato na quarta posição, com 206 pontos. Um desempenho amplamente superior à temporada deste ano, quando não ficou no top-3 em nenhuma das 24 corridas — o melhor resultado foi o quinto lugar no GP da Arábia Saudita — e anotou somente 70 tentos, terminando no nono posto entre os pilotos.
Ainda assim, Alonso não classificou 2024 como um ano ruim. Ao invés disso, preferiu olhar para a base construída na Aston Martin, já projetando o futuro na Fórmula 1.
“Difícil colocar 2024 como um ano ruim. Construímos duas ou três sessões na fábrica e contratamos Adrian Newey”, encerrou.
Agora, a Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

