Alonso lidera ranking de maior intervalo entre 1º e último pódio na F1 após GP da Holanda

A primeira vez de Fernando Alonso no pódio na Fórmula 1 foi na Malásia, em 2003. Agora, 20 anos, 5 meses e 4 dias depois, o espanhol quebra o recorde de Michael Schumacher ao terminar o GP da Holanda em segundo

E mais uma marca de Michael Schumacher foi superada na Fórmula 1, dessa vez por Fernando Alonso. Com o segundo lugar no GP da Holanda, o espanhol estabeleceu o maior intervalo entre o primeiro top-3 conquistado na categoria por um piloto e o último.

A primeira vez que o bicampeão terminou uma corrida no pódio foi na Malásia, em 2003, seu primeiro ano com a Renault. Na ocasião, Fernando fez a pole-position, numa época em que os carros eram obrigados a largar com a quantidade de combustível estipulada ainda na classificação. Mas se não foi suficiente para vencer, a estratégia de ter um carro mais leve no início ajudou o então piloto de 21 anos a se tornar o mais jovem a terminar uma corrida no top-3.

Relacionadas


▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Primeiro pódio de Fernando Alonso na F1 foi conquistado na Malásia (Foto: Reprodução/McLaren)

Exatos 20 anos, 5 meses e 4 dias depois, aos 42 de idade, Alonso conquistou o seu pódio nº 105 na carreira, quebrando o recorde de Schumacher. O alemão cruzou a linha de chegada entre os três melhores pela primeira vez no México, em 1992, com um terceiro lugar. Já o último pódio foi no GP da Europa de 2012, 20 anos, 3 meses e 2 dias depois.

Kimi Räikkönen vem na sequência, com um intervalo de 16 anos, 8 meses e 8 dias entre o primeiro pódio (Austrália 2002) e o último (Brasil 2018). Coincidentemente, os três têm em comum o fato de terem estabelecido tais marcas no retorno à F1 após um período fora da categoria.

Lewis Hamilton é o quarto da lista. Com o terceiro lugar na Inglaterra, esticou a distância entre o primeiro pódio para 16 anos, 3 meses e 21 dias. Rubens Barrichello fecha o top-5 do ranking histórico: o brasileiro alcançou o seu primeiro top-3 no GP do Pacífico de 1994 e o último no GP da Itália de 2009, após 15 anos, 4 meses e 27 dias.

Fórmula 1 retorna na semana que vem, entre os dias 1 e 3 de setembro, com o GP da Itália, em Monza, 14ª etapa da temporada 2023.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.