Alonso rechaça mudanças “artificiais demais” e elogia GP de Mônaco: “É tudo sobre sábado”

Fernando Alonso afirmou que não vê necessidade de alterar GP de Mônaco. Por outro lado, disse que se fosse para mudar algo no fim de semana, tentaria acabar com o tráfego na classificação. Max Verstappen se ofereceu para ajudar a buscar soluções

Questionado sobre possíveis soluções para a procissão costumeiramente gerada no GP de Mônaco da Fórmula 1, Fernando Alonso disse que introduzir um ‘joker lap’ seria tornar a corrida ‘artificial demais’. Presente nas corridas de rallycross, o artifício consiste em apresentar um traçado alternativo em um determinado trecho da pista e tornar obrigatório que cada piloto tenha de passar por ele uma vez ao longo da prova. O espanhol, porém, não se incomoda com a falta de ação nas corridas de Monte Carlo.

“Não, acho que isso [joker lap] ficaria artificial demais”, disse Alonso. “Acho que é bom do jeito que é. Amo Mônaco por ser Mônaco. É tudo sobre o sábado, você prepara cada um dos treinos livres para aquela última volta lançada [na classificação]”, opinou o bicampeão mundial.

Alonso admitiu que pensa em mudanças no formato do fim de semana de Mônaco, mas não durante a corrida. Para o espanhol, a Fórmula 1 precisa encontrar soluções para o tráfego na classificação, já que o traçado apertado costuma fazer com que alguns pilotos sejam atrapalhados — seja por outros competidores ou por circunstâncias da pista.

“Infelizmente, com o downforce que temos com esses carros, o tráfego é um grande problema na classificação. Então, se pudesse mudar alguma coisa em Mônaco, não seria o domingo. A corrida é assim, mas todos deveríamos conseguir extrair aquela última volta no sábado. No momento, não conseguimos”, pontuou.

F1 2024, GP DE MÔNACO, MONTE CARLO, QUINTA-FEIRA, MAX VERSTAPPEN, RED BULL CONTENT POOL
Verstappen se ofereceu pra tentar encontrar soluções para monotonia de Mônaco (Foto: Red Bull Content Pool)

“Tudo é um pouco aleatório quando você está no tráfego. Checo [Pérez] ficou com pedaços de plástico presos, Lando [Norris] quase caiu no Q1. Então, acho que precisamos garantir que a mágica da classificação de sábado continue acontecendo”, completou.

Max Verstappen também comentou o assunto e chegou a se oferecer para avaliar ideias junto à Fórmula 1 para aumentar o nível de emoção nas etapas de Mônaco. O neerlandês, entretanto, reconheceu que a monotonia tem sido uma característica de Monte Carlo há bastante tempo.

“Se eles perguntarem minha opinião, tentaria ver o que é possível. Mas isso também depende da direção que você tomar. Precisaríamos olhar para pneus obrigatórios, algo do tipo, mas não é a primeira vez. Mônaco sempre foi um pouco assim. Agora, provavelmente, mais pessoas criaram opiniões sobre isso. Mas acho que não há uma solução fácil”, finalizou.

Fórmula 1 retorna de 7 a 9 de junho com o GP do Canadá, nona etapa da temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.