Alonso estuda renovação de acordo e diz que vai tomar decisão “no meio do ano”

Em seu último ano de contrato com Alpine, o bicampeão exaltou força como motivação para permanecer por mais tempo na Fórmula 1

ALPINE APRESENTA A522, CARRO PARA A TEMPORADA 2022 DA FÓRMULA 1 | React

Às vésperas do início da sua 19ª temporada na Fórmula 1, Fernando Alonso olha para o futuro. Em seu último ano de contrato com a Alpine, o bicampeão já tem estuda iniciar as conversas por uma possível renovação com a equipe francesa. Porém, antes da definição, o espanhol vai avaliar a performance do novo carro, o A522, lançado na última segunda-feira, para então tomar a decisão durante as férias do verão europeu.

Quando anunciou o seu retorno à categoria depois de três temporadas de ausência, Alonso apostou as suas fichas na chegada do novo regulamento técnico para que tivesse em mãos um carro vencedor, que possibilitasse lutar por vitórias e, consequentemente, pelo tão sonhado tricampeonato mundial.

“Espero que [as novas regras] nos permitam lutar por pódios, porque se você lutar por pódios todo fim de semana, eventualmente a vitória virá”, avaliou Alonso, em entrevista à emissora alemã RTL. “E se você lutar por pódios e vitórias, talvez no próximo ano você seja um candidato ao Campeonato Mundial”, completou.

Entretanto, o nível de performance que o novo carro da equipe francesa poderá atingir ainda é uma incógnita, pois a equipe está em um processo de aprendizado dos novos componentes. “Gosto da aparência deles [carros] em geral, como conceito, mas não tenho nada a dizer em termos de desempenho”, disse.

Alpine está em fase de aprendizado no novo carro para temporada 2022 (Foto: Eric Calduch/GRANDE PRÊMIO)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Neste cenário, o espanhol já prevê a possibilidade de renovar o seu contrato, que se encerra no fim de 2022. “A partir de agora, eu diria que sim”, revelou. E essa possível extensão de vínculo com a Alpine está nos planos porque o piloto acredita que está preparado para permanecer na F1 por mais tempo, mesmo aos 40 anos. “Eu realmente sinto que tenho força para continuar”.

Mas antes de iniciar as conversas, Alonso vai avaliar a performance da equipe durante a primeira metade da temporada e só vai definir a permanência ou não na categoria em agosto, quando a F1 chega às férias de verão na Europa [inverno no hemisfério sul]. “Mas só vou decidir no meio do ano”, salientou.

Leia também

+ Leclerc coloca Ferrari na frente da manhã do dia 1 de testes da F1 em Barcelona
+ Red Bull enfim apresenta RB18 ao mundo e mostra detalhes agressivos em Barcelona

O primeiro passo para descobrir a eficiência do novo carro impulsado pelo motor francês aconteceu nesta quarta-feira (23), na sessão inicial de testes de pré-temporada realizada em Barcelona. O espanhol esteve na pista pela manhã, acumulou 54 voltas e terminou a sessão na sétima posição, com o tempo de 1min23s317.

O GRANDE PRÊMIO cobre in loco a primeira semana de testes da Fórmula 1 no Circuito de Barcelona-Catalunha com Eric Calduch. Além disso, o GP acompanha tudo AO VIVO e EM TEMPO REAL.

A temporada 2022 da Fórmula 1 tem início no próximo dia 20 de março, com o GP do Bahrein.

FÓRMULA 1 2022: HAMILTON NO ATAQUE + O QUE VEM POR AÍ NA PRÉ-TEMPORADA | Paddock GP #275
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.