Alonso se despede de mentor Adrián Campos: “Obrigado por acreditar nos jovens”

Fernando Alonso tinha apenas 18 anos quando foi revelado por Adrián Campos. Pela equipe do dirigente espanhol, que morreu no começo desta quinta-feira, aos 60 anos, o então jovem piloto conquistou seu primeiro título correndo de carro, na Euro Open by Nissan

É possível dizer que a carreira de Fernando Alonso seria pelo menos diferente se não existisse a figura de Adrián Campos. O ex-piloto e ex-dirigente espanhol, que morreu aos 60 anos na primeira hora desta quinta-feira (28) — ainda noite de quarta-feira no Brasil —, vítima de um distúrbio cardíaco, deu a primeira oportunidade a Alonso tão logo o ainda adolescente deixou o kartismo para fazer sua primeira competição correndo de carro.

Alonso, que teve em Campos um personagem fundamental na construção da sua carreira vitoriosa nas pistas, escreveu nesta manhã. “Um dos dias mais tristes para a família do automobilismo. Piloto e grande incentivador deste esporte. Obrigado por sonhar com a Fórmula 1. Obrigado por acreditar nos jovens. Obrigado e descanse em paz”.

Dono de uma laureada carreira no kartismo, iniciada em 1991 na categoria Cadete, Alonso foi cinco vezes campeão espanhol na modalidade e chegou ao topo em 1996, quando conquistou o título mundial. O piloto continuou no kartismo até 1998, quando migrou para a competição dos carros propriamente ditos.

FERNANDO ALONSO; ADRIÁN CAMPOS;
Fernando Alonso foi um dos pilotos revelados por Adrián Campos na Fórmula 1 (Foto: Renault)

Na Euro Open by Nissan, Alonso teve a chance de correr pela equipe de Adrián Campos. E logo no seu primeiro ano, com apenas 18 anos, Fernando conquistou o título após boa disputa ao longo da temporada com o português Manuel Gião.

Adrián virou o primeiro empresário de Alonso e, desde então, tornou-se um personagem muito próximo ao piloto. Fernando fez ainda um ano correndo pela Fórmula 3000, pela equipe Astromega, e então foi para a Fórmula 1, sendo contratado pela Minardi.

Daí em diante, o resto é história. A partir de 2002, já contratado pela Renault e tendo Flavio Briatore como seu novo manager, Alonso trilhou o caminho que o levou à conquista de dois títulos mundiais, em 2005 e 2006, pela escuderia baseada em Enstone, e faturou um total de 32 vitórias na Fórmula 1.

Depois de dois anos fora do grid, Alonso regressa ao Mundial em 2021 como piloto da Alpine, novo nome da equipe Renault na Fórmula 1.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.