Alonso surpreende e põe Alpine na liderança do TL2 em Interlagos. Hamilton é 5º

Depois de todas as discussões inacabáveis o desfecho da classificação da sexta-feira, o TL2 não deu problema. Fernando Alonso liderou

Max Verstappen confere asa traseira da Mercedes após classificação em Interlagos (Vídeo: Frederico Monteiro/Twitter)

A sexta-feira demorou muito para acabar em Interlagos. Durou, na verdade, este sábado (13) adentro, sem qualquer definição antes do começo do segundo treino livre. A apreensão relacionada à situação de Lewis Hamilton e Max Verstappen após a classificação para o GP de São Paulo continuava conforme Interlagos estava pronta para receber o último livre ates da corrida sprint do fim da tarde. A atividade terminou sem maiores dramas e com Fernando Alonso na liderança.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Sim, foi exatamente isso. Fernando Alonso! O bicampeão mundial levou a melhor numa atividade em que absolutamente ninguém focou em desempenho de volta lançada, mas em ritmo de corrida. O tempo de volta deixa claro: 1min11s238. De qualquer forma, é a Alpine quem vai para a corrida sprint como detentora de uma liderança no fim de semana.

Max Verstappen ficou com a segunda colocação ainda sem saber exatamente onde vai largar na corrida sprint, enquanto Lewis Hamilton foi o quinto colocado. Entre os dois, Valtteri Bottas e Esteban Ocon. Sergio Pérez, Antonio Giovinazzi, Carlos Sainz, Charles Leclerc e Kimi Räikkönen fecharam o top-10.

GRANDE PRÊMIO acompanha o GP de São Paulo ‘in loco’ em Interlagos com os jornalistas Fernando Silva e Gabriel Curty, além de toda equipe de maneira remota. O GP também segue todas as atividades de pista do fim de semana AO VIVO e EM TEMPO REAL. A corrida sprint está marcada para logo mais, às 16h30 (de Brasília).

LEWIS HAMILTON; GP DE SÃO PAULO; CLASSIFICAÇÃO;
Lewis Hamilton ainda não sabe onde larga em São Paulo (Foto: Mercedes)

Confira o como foi o TL2:

O mundo inteiro esperava que, como o segundo treino livre começava às 12h (de Brasília), o desfecho da investigação sobre Lewis Hamilton e Max Verstappen que começou na tarde da sexta-feira teria acabado. Mas não. Os bólidos tomaram a pista ainda sem decisão e para se preparar para a corrida sprint marcada para 4h30 mais tarde.

Quem inaugurou a pista foram as duplas de Haas e Alfa Romeo, com a diferença gritante entre as duas: Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi andaram em 1min14s, enquanto Nikita Mazepin e Mick Schumacher foram para a casa de 1min16s. A atenção estava nos líderes, porém, e a transmissão oficial da F1 apontava a câmera para a garagem de Hamilton.

Na transmissão da TV inglesa, Horner dizia que todos os envolvidos na questão da classificação assistiram ao vídeo da asa traseira da Mercedes que falhou na inspeção da FIA. E completa: “será bom ver essas imagens uma vez que a decisão se tornar pública”, disse.

Ainda sem os principais dois pilotos do campeonato, a Red Bull foi para a pista com um pouco mais de dez minutos de treinos. De pneus macios, logo foi acompanhado pela Ferrari de Charles Leclerc e por George Russell de Williams. Verstappen também saiu um pouco depois e de pneus macios, enquanto a Aston Martin preferia andar de compostos duros. E Hamilton? Seguia conversando com a Mercedes, fora do carro. Foi com quase 20 minutos que finalmente passou à pista.

O aviso da Mercedes, aliás, era que recebeu a permissão de utilizar uma asa traseira diferente daquela que causou a celeuma na sexta-feira: a do dia anterior ficou entregue à investigação. Enquanto isso, Verstappen marcava 1min12s102 para lidera o treino. Temos altos, sem muita atenção no desempenho, na primeira hora do treino. Muita gente apostando em completar simulações de corrida. Com menos de 30 minutos, Sebastian Vettel, Lance Stroll, Giovinazzi, Schumacher e Mazepin já passavam das duas dezenas de voltas.

Com metade de treino, Verstappen tinha a companhia de Esteban Ocon, Pérez, Pierre Gasly, Yuki Tsunoda, Russell, Nicholas Latifi, Valtteri Bottas, Vettel e Stroll no top-10.

F1 EM SÃO PAULO: TUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO EM INTERLAGOS | Briefing

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Num dos treinos mais sem destaques do ano, o que aparecia como fato de maior importância era qualquer detalhe da investigação iniciada na sexta-feira. Helmut Marko, consultor da Red Bull, dizia que a Mercedes tentava convencer os comissários que Verstappen danificou a asa de Hamilton.

Na pista, pouco se destacava, mas Fernando Alonso aumentaria o sarrafo para cravar 1min11s238 e assumir a dianteira. As seis primeiras colocações contava com as duas Alpine, duas Red Bull e duas Alfa Romeo. Na sequência, duas McLaren.

O personagem da Fórmula 1 que mais aparecia nas câmeras ao longo do TL2 era Jo Bauer, o delegado-técnico da FIA que percebeu o desacordo da asa traseira da Mercedes com a regra e submeteu a situação aos comissários. Mas Gasly agora aparecia para dar um feedback interessante no rádio da equipe. Com menos de oito minutos pela frente, disse que o carro da AlphaTauri estava impossível de guiar, apesar de não ter certeza se havia um problema.

Hamilton, que pouco tinha andado e aparecia em 19º, foi mais para uma volta e virou o oitavo tempo. De fato, a atividade chegava ao fim sem que ninguém tivesse qualquer foco em desempenho de velocidade.

Paddockast #129: Tudo que você precisa saber sobre o GP de São Paulo

Fórmula 1 2021, GP de São Paulo, Interlagos, Treino livre 2:

1F ALONSOAlpine1:11.238 
2M VERSTAPPENRed Bull Honda1:12.102+0.864
3V BOTTASMercedes1:12.355+1.117
4E OCONAlpine1:12.407+1.169
5L HAMILTONMercedes1:12.741+1.503
6S PÉREZRed Bull Honda1:12.903+1.665
7A GIOVINAZZIAlfa Romeo Ferrari1:12.997+1.759
8C SAINZFerrari1:13.078+1.840
9C LECLERCFerrari1:13.099+1.861
10K RÄIKKÖNENAlfa Romeo Ferrari1:13.355+2.117
11L STROLLAston Martin Mercedes1:13.426+2.188
12D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:13.448+2.210
13L NORRISMcLaren Mercedes1:13.581+2.343
14P GASLYAlphaTauri Honda1:13.608+2.370
15G RUSSELLWilliams Mercedes1:13.615+2.377
16Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:13.726+2.488
17S VETTELAston Martin Mercedes1:13.747+2.509
18N LATIFIWilliams Mercedes1:14.025+2.787
19M SCHUMACHERHaas Ferrari1:14.066+2.828
20N MAZEPINHaas Ferrari1:14.909+3.671
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar